Publicado em 03/05/2021

Realizada desde 2015, Estação Artesanal abre inscrições para artesãos interessados em participar de edições futuras

Edição de março de 2020 da Estação Artesanal

A Estação Cultural da Fundação Romi torna público o edital de abertura de inscrições para artesãos e trabalhadores manuais de Santa Bárbara d’Oeste e região, interessados em mostrar seus trabalhos e produtos na “Estação Artesanal – feira de Arte, Artesanato, Cultura e Gastronomia”. A proposta é valorizar a cultura do artesanato e trabalhos manuais, estimulando a criatividade e a expressão artística, além de fomentar a economia criativa estimulando a geração de renda. Devido à pandemia da Covid-19, as datas do evento serão definidas futuramente pelo Comitê Técnico da Estação Cultural, seguindo as diretrizes do Plano São Paulo.

O EDITAL EC 0002/2021 CHAMADA PÚBLICA PARA ARTESÃOS EXPOSITORES NA ESTAÇÃO ARTESANAL NA ESTAÇÃO CULTURAL EM 2021 é direcionado aos expositores que trabalham com todas as formas de expressão artesanal como cerâmicas, serigrafia, bolsas, joias, bijuterias e acessórios, couro, metal, madeira, acrílico e pedrarias, tecidos, cosméticos, ervas, temperos, flores e frutas, objetos decorativos, mobiliário, utensílios domésticos e instrumentos musicais, até chocolates, bolos, doces, salgados, conservas e tantas outras opções.

Em novembro de 2015 foi realizada a primeira edição da Estação Artesanal. Já em 2016 a proposta aconteceu uma em cada semestre. 2017 marcou a modificação do formato para uma edição em cada trimestre. E em agosto de 2018 passou a acontecer mensalmente, sempre no segundo final de semana de cada mês, opção que foi mantida em 2019 . Devido à pandemia da Covid-19, foi realizada somente uma edição em 2020. Em 2021, a ação faz parte do Plano de Ação da Estação Cultural da Fundação Romi, mas não tem data definida para início. “ Seguindo as recomendações dos governos federal, estadual e municipal, quando houver mudança de fase, de acordo com o Plano São Paulo, vamos nos preparar para iniciar as edições”, explica o superintendente da Fundação Romi Vainer Penatti. “Sempre pensando nos protocolos de higiene e segurança, o edital visa saber quem tem interesse em participar da Estação Artesanal quando pudermos executar”, conclui.

A proposta da Estação Artesanal – feira de Arte, Artesanato, Cultura e Gastronomia é incentivar o artesão e os trabalhadores manuais, movimentar a economia criativa em Santa Barbara d'Oeste através da Cultura, possibilitando a qualificação e ampliação da presença do artesanato no mercado regional, sobretudo o local. “Daremos sequência ao nosso trabalho que visa expandir a expressão cultural de artesãos e trabalhadores manuais, promovendo o intercâmbio entre artistas de diversas localidades do estado de São Paulo”, finaliza o superintendente.

O EDITAL EC 0002/2021 CHAMADA PÚBLICA PARA ARTESÃOS EXPOSITORES NA ESTAÇÃO ARTESANAL NA ESTAÇÃO CULTURAL EM 2021 faz parte do projeto ESTAÇÃO CRIATIVA, selecionado no EDITAL PROAC EXPRESSO Lei Aldir Blanc Nº 60/2020 – EIXO DE PREMIAÇÃO, MOSTRAS, FESTIVAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO, pela cota INTERIOR, apresentado pelo Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e está disponível no site da Fundação Romi, através do link: www.fundacaoromi.org.br/editais. As inscrições podem ser feitas 03 de maio até 02 de junho de 2021 por meio do link http://fundacaoromi.org.br/fundacao/formulario-inscricao/. A Estação Cultural da Fundação Romi está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d'Oeste, SP. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3455-4833 ou 3455-4830 ou através do site pelo link www.estacaocultural.org.br.