Sua colaboração vai nos ajudar a fazer o mundo melhor através do desenvolvimento social, cultural e educacional.

Arraste para escolher o valor

Clique e digite outro valor

R$

Publicado em 19/03/2021

Alunos do Núcleo de Educação Integrada participam do Concurso Canguru de Matemática



Aluno Pedro Bellani Pressutto durante a prova do Concurso Canguru de Matemática realizado em 2020

Nos dias 22, 23 e 24 de março, será realizada a etapa on-line do Concurso Canguru de Matemática, uma competição anual internacional destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até os da 3ª série do Ensino Médio. O Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi participará com 570 alunos. O Concurso Canguru de Matemática é a maior competição de Matemática do mundo, com mais de 6 milhões de participantes por ano nos mais de 80 países. A competição teve origem na França e é administrada globalmente pela Association Kangourou sans Frontières – AKSF (Associação Canguru sem Fronteiras) desde 1991.

Apesar de educadores e alunos do NEI da Fundação Romi estarem no momento de forma remota, seguindo o Plano São Paulo Emergencial, há regras para a realização da prova em casa. “Há um tempo, de uma hora e quarenta minutos, para que o participante realize as atividades. Depois, as respostas são inseridas na plataforma do concurso”, explica o professor de matemática do NEI da Fundação Romi Robson Bueno de Camargo. “Participar de uma competição estimula a gostar da disciplina, e contribui no processo de aprendizagem dela”, afirma. “Praticar a matemática, através de resoluções de problemas e participando deste tipo de concurso, desenvolve o cérebro não somente para as operações, mas também para situações que enfrentamos no dia a dia”, conclui o educador.

Na última edição, 2020, foram 49 conquistas do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi, sendo três medalhas de ouro, 14 de prata, 21 de bronze e 11 honra ao mérito. O educador Robson Bueno de Camargo, de Matemática no NEI, destaca a importância em participar de Concursos e Olimpíadas do Conhecimento. “Algumas universidades, como UNICAMP, UNESP, USP e UNIFEI vem adotando o processo de Vagas Olímpicas. Podem se inscrever estudantes de escolas públicas e privadas, que sejam medalhistas ou tenham um ótimo desempenho em competições de conhecimento do Ensino Médio, como as olimpíadas de Matemática, Biologia, Física, Química, História e Robótica, dentre outras”, explana o educador. “A oportunidade que nossos alunos do NEI da Fundação Romi têm em participar de Olimpíadas e Concursos como este, é de extrema importância, e contribui na construção do futuro visando à Universidade. Fico feliz em fazer parte deste percurso”, finaliza.

Para a diretora do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi, Ericka Vitta “a participação dos nossos alunos no Concurso Canguru de Matemática é mais uma iniciativa da escola para incentivá-los a conhecer e desvendar o universo da Matemática. É mais uma experiência que, contextualizada, promove autoconcentração, a resoluções problemas complexos, o raciocínio lógico e a autoavaliação. Nossos alunos, sem dúvida, vivenciam uma experiência enriquecedora e muito significativa”.

Receba nossas novidades

19 3499.1555

Av. João Ometo, 200, Jd. Panambi - Santa Bárbara d'Oeste, SP

Que tal uma visita?

© Fundação Romi - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por