Publicado em 11/02/2021

Capoeira Socioeducativa está com inscrições abertas

No calendário das atividades anuais da Estação Cultural da Fundação Romi desde 2014, o projeto Capoeira Socioeducativa acontecerá mais uma vez, em 2021. Aberto para todas as idades, os encontros serão aos sábados, com duas turmas: a primeira das 11 às 12 horas e a segunda das 12 às 13 horas, com início agendado para dia 20 de fevereiro. Os interessados em participar do projeto devem comparecer pessoalmente à administração do espaço plural e multicultural para realizar inscrição, a partir de 11 de fevereiro de 2021. A atividade é gratuita.

Com aulas ministradas pelo contramestre Motta, da Associação de Capoeira Motta & Cultura Afro, o projeto Capoeira Socioeducativa visa desenvolver a socialização, a concentração, a atenção, a confiança e o respeito pelo outro, envolvendo a família e a sociedade de maneira geral, mostrando a contribuição da capoeira na formação de quem a pratica, e propagando a cultura da paz e da não violência.

A Capoeira Socioeducativa é tanto para iniciantes quanto para aqueles que já tenham vivência. Inseridos em um grupo diverso, em prol de um objetivo único e harmônico, os alunos sentem-se parte do todo. “Oferecemos uma atividade socioeducativa, com uma sintonia entre as oficinas e a aquisição de componentes morais e éticos, indispensáveis para o desenvolvimento harmonioso de caráter cidadão”, explica o superintendente da Fundação Romi Vainer Penatti. “Valorizamos a cultura, arte e esporte, mantendo viva esta cultura popular”, finaliza.

Para o contramestre Motta oportunizar o acesso a Capoeira às crianças e adolescentes oferecendo uma atividade socioeducativa, complementar à escola regular, contribui para o melhoramento do rendimento escolar, frequência e bom desempenho, sustentando uma sintonia entre as oficinas de Capoeira e a aquisição de componentes morais e éticos, indispensáveis para o desenvolvimento harmonioso de caráter cidadão. “Colabora muito com a população de Santa Bárbara d’Oeste, principalmente com aqueles que participam das oficinas e seus familiares, pois no exercício e prática da Capoeira é estimulada a disciplina, o respeito ao próximo e a boa conduta social”, afirma. “o contramestre.

Os participantes do projeto Capoeira Socioeducativa aprendem não apenas o gingado, a luta e o jogo, mas também, a tocar os instrumentos típicos e ecoar cantigas de história oral, além de componentes morais e éticos primordiais ao fortalecimento de vínculos familiares e a convivência social. A proposta traz à tona a cultura popular, de matriz africana, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade com seu ritmo, canto, dança e música. Os participantes do projeto Capoeira Socioeducativa, por meio das atividades, conscientizam-se acerca de suas responsabilidades, empenho e disciplina e, consequentemente, saúde e bem-estar.

Serviço – Apresentado pelo Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura, e com o patrocínio da Indústrias Romi, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto Capoeira Socioeducativa acontece aos sábados, com duas turmas: a primeira das 11 às 12 horas e a segunda das 12 às 13 horas. As inscrições devem ser realizadas presencialmente na Administração da Estação Cultural, a partir de 11 de fevereiro de 2021. A atividade é gratuita e acessível a pessoas com mobilidade reduzida e com deficiência física, intelectual, visual e auditiva. O atendimento é de segunda a sexta das 08h às 17h e aos sábado das 08h às 12h . A Estação Cultural está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d'Oeste, SP. Mais informações podem ser acessadas no site, através do link, www.estacaocultural.org.br ou pelos telefones (19) 3455-4833 ou 3455-4830.