Publicado em 30/12/2020

Contos e causos de Santa Bárbara d'Oeste, narrados por Amauri de Oliveira, estão disponíveis no Youtube da Fundação Romi

Amauri de Oliveira caracterizado de Zé Barbarensio

Quem , quando ou criança ou até hoje, não tem medo do porão da escola José Gabriel de Oliveira? Esta é uma das histórias que o contador Amauri de Oliveira apresenta através do projeto “Lendas Barbarenses”. Formado por uma série de vídeos, com histórias da cidade de Santa Bárbara d'Oeste, a iniciativa realizada pela Fundação Romi, através da Estação Cultural, está disponível no canal youtube.com/FundacaoRomi .

A proposta do narrador oral e contador de histórias Amauri de Oliveira traz a caracterização do contador em personagem de um caipira, “Zé Barbarensio”, simbolizando o disseminador das histórias interioranas, passadas de boca em boca. “Apresento, através da narrativa oral, diferentes histórias da cultura popular barbarense, causos, folclore e incidentes interessantes da história da cidade, de forma dinâmica, sempre baseando-se em pesquisas”, explica Amauri de Oliveira.

As histórias contadas são “O mistério do porão”, “O causo do lobisomem”, “Rosa do Remanso” e “O trenzinho da colina”. “Através destas narrativas demonstramos que o folclore oral de Santa Bárbara d'Oeste é tão rico e diverso como o de qualquer outra região do Brasil, apontando diferenças e similaridades que o tornam importante e necessário de ser lembrado e divulgado”, finaliza o contador de histórias.

Para a assistente cultural da Estação Cultural da Fundação Romi, Natália Fernandes Rocha, a ação “Lendas Barbarenses” mantém viva a história oral da cidade. “Temos um acervo virtual com as histórias folclóricas de Santa Bárbara d'Oeste disponíveis, não só para os barbarenses, mas para o mundo”, afirma Natália. “Desta maneira contribuímos com a preservação, através das narrativas nos vídeos, das nossas lenas locais”, conclui.

“Lendas Barbarenses” é formada por quatro histórias folclóricas de Santa Bárbara d'Oeste: O mistério do porão”, “O causo do lobisomem”, “Rosa do Remanso” e “O trenzinho da colina”. Os vídeo estão disponíveis no canal do Youtube.com/FundacaoRomi.