Publicado em 01/10/2020

Importante avenida da Zona Leste, Alfredo Contatto completa 24 anos

Avenida Alfredo Contatto em 1996

A Avenida Alfredo Contatto está localizada na Zona Leste de Santa Bárbara e passa por muitos bairros como Jardim São Fernando, Jardim Pérola, Vila Ferrarezi, Jardim Adélia, Jardim Dona Regina, São Camilo, Frezzarin, Jardim Palmeiras e Jardim Europa. Para apresentar fontes aos leitores a respeito da história desse local, os assistentes de documentação do Centro de Documentação Histórica – CEDOC da Fundação Romi André Villani e Fernando Falcetti realizaram uma pesquisa para resgatar a história dessa avenida que nesse mês completa 24 anos.

Segundo a pesquisa em 1995 com a publicação da Lei nº2135, de 27 de março de 1995, a Rua Rubi - Avenida A, localizada no Bairro São Fernando, passa a ter a característica de avenida, tornando a ser denominada Avenida Rubi. No entanto, em 1996 com a publicação da Lei nº2215 de 01 de outubro de 1996, a Avenida Rubi passa a denominar-se “Avenida Alfredo Contatto’” que em 1º de outubro do mesmo ano foi oficialmente inaugurada com sua extensão aumentada partindo da rua Portugal até a rua da Agricultura, próxima à avenida Santa Bárbara.

No dia 1º de outubro de 1996, às 20 horas o então prefeito José Maria de Araújo Júnior inaugurou a avenida Alfredo Contatto, no trecho do Jardim Europa. “Além do prefeito estiveram presentes o empresário americanense Alfredo Contatto, seus familiares, vereadores, secretários municipais e convidados. O trecho inaugurado forma um único conjunto com a antiga rua Hungria e avenida Rubi, que juntos passam a ser a Avenida Alfredo Contatto, com o Jardim Europa (a partir da rua Portugal) ao Jardim São Fernando (até a rua da Agricultura), próxima a avenida Santa Bárbara”, conta a coordenadora do CEDOC da Fundação Romi Sandra Edilene de Souza Barboza.

Segundo o Jornal Diário do dia 3 de outubro de 1996, em matéria publicada na página 14, a avenida possuía 1.350 metros de pista pavimentada, 20 metros de largura, 2.700 metros de guias e sarjetas, sistema completo de drenagem e iluminação pública e fazia parte de uma remodelação do sistema viário da Zona Leste, contribuindo para desafogar o trânsito naquela região da cidade, que recaia principalmente sobre a avenida Augusto Scomparim.

A pesquisa completa preparada pela equipe do CEDOC com fotografias, jornais além da biografia de Alfredo Contatto está disponibilizada no site do CEDOC da Fundação Romi no endereço: