Publicado em 13/09/2020

Em 1969 era inaugurado o Hotel Municipal em Santa Bárbara d’Oeste

Vista parcial do prédio do Hotel Municipal. 20/11/1991

Há 51 anos era inaugurado em Santa Bárbara d’Oeste o Hotel Municipal, localizado à rua Prudente de Moraes, 213 no centro. Para apresentar fontes aos leitores a respeito da história desse local que não existe mais, a equipe de assistentes de documentação do Centro de Documentação Histórica – CEDOC da Fundação Romi realizou uma busca no acervo a fim de compreender as necessidades, situações e condições que deram origem ao hotel fundado em Santa Bárbara d’Oeste no findar da década de 1960.

A pesquisa, assim como o artigo foram elaborados pelos assistentes de documentação do CEDOC Wander Luís de Oliveira e José Fernando Fonseca de Rezende, que relatam que no dia 06 de setembro de 1969, sob uma grande cerimônia e com as bênçãos do padre Victório Freguglia, o Hotel Municipal foi inaugurado. Nessa época, o hotel contava com 25 quartos e 8 apartamentos, além de espaços para recepção e festas, distribuídos em dois andares com 1600 metros de construção. “Ainda de acordo com a pesquisa, no ano de 1979 o Jornal d’Oeste apontou que no ano anterior 7.215 pessoas haviam se hospedado no Hotel Municipal, representando uma média de 20 pessoas por dia em 1978 . O Hotel era frequentemente usado como espaço para concentração dos atletas do União Barbarense, ocupado por autoridades que vinham em compromissos oficiais, e até mesmo, em uma determinada ocasião, foi o endereço para um torneio internacional de xadrez, ocorrido em 1986”, conta a coordenadora do Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi Sandra Edilene de Souza Barboza.

O ano de 1991 marcou o fim do Hotel Municipal e em 20 de novembro de 1992, a Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d'Oeste inaugurou no local o Centro Médico Municipal Dr. Domingos Finamore, após o edifício passar por reformas, reformulações e adaptações. O prédio atendeu as atividades da saúde no município até 2020 quando foi demolido.

Essa história em detalhes, ilustrada com fotografias, além de curiosidades a respeito das pensões, hotéis e outros negócios referentes à hospedagem que existiram na cidade antes do Municipal podem ser conferidas acessando o link: https://fundacaoromi.org.br/fundacao/index.php?pag=padrao&op=cedoc&id=3604&op2=not&cat=pesquisa-tematica