Publicado em 04/09/2020

CEDOC da Fundação Romi apresenta “Caminhos da História”

Desde janeiro de 2020 o Centro de Documentação Histórica – CEDOC da Fundação Romi vem executando o projeto “Imagens Reveladas. Tesouros Escondidos”, apresentado pelo Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura, e com o patrocínio da Indústrias Romi, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Trata-se de um projeto a partir do acervo do fotógrafo Augusto Strazdin (1900-1986) que durante décadas registrou Santa Bárbara d'Oeste e seus acontecimentos políticos, sociais e esportivos.

Uma das etapas do projeto é “Caminhos da História”. A ação, que foi suspensa de forma presencial, previa estimular os participantes a registrarem através de fotos, durante a caminhada por pontos históricos de Santa Bárbara d'Oeste, assim como fez Augusto Strazdin. Mas, o roteiro foi adaptado, e está disponível, em dois vídeos nas mídias sociais do CEDOC da Fundação Romi. “A cidade se modifica dia a dia e poder conhecer a história de algumas construções que resistiram ao tempo é uma possibilidade de atualizar parte daquilo que conhecemos da cidade com o olhar do passado. Estes dois vídeos que publicamos possibilitam isso, sem o internauta sair de casa”, afirma a coordenadora do Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi Sandra Edilene de Souza Barboza.

Por causa da pandemia a atividade foi suspensa, mas a equipe do CEDOC preparou um vídeo do percurso que seria percorrido no segundo roteiro da atividade para compartilhar com os seus seguidores. Utilizando fotografias de Augusto Strazdin e fotos atuais o vídeo mostra imagens do passado/presente do Museu da Imigração, da Praça 9 de Julho, do Paço Municipal, da Escola Estadual Professor Inocêncio Maia, da Avenida Monte Castelo, do Hospital Santa Bárbara e da ETA 1- Estação de Tratamento de água. “Em breve retornaremos com nossas atividades presencias para realizamos, juntos, esse roteiro histórico, passando por esses locais que resistiram ao tempo!”, finaliza Sandra.

Augusto Strazdin nasceu na Letônia e, em 1927, veio para o Brasil. Como fotógrafo trabalhou em muitas cidades até se estabelecer em Santa Bárbara d'Oeste e, em 1937 montar o estúdio “Fotografia Santa Bárbara”. Strazdin em seu estúdio produziu muitos retratos, e também por mais de 40 anos fez inúmeras imagens de Santa Bárbara d'Oeste que são de extrema importância para o resgate da memória e da história local, pois, retratam a arquitetura, o cotidiano, a ocupação e o desenvolvimento do município. O acervo do fotógrafo composto de 2.500 negativos está sendo higienizado, acondicionado, digitalizado e até o final da execução desse projeto, previsto para agosto de 2021, estará disponível para os pesquisadores acessarem através do banco de dados do CEDOC http://cdoc.fundacaoromi.org.br/