Publicado em 20/07/2020

Concurso de redação promovido pela Organização das Nações Unidas conta com a participação de Caio Moreno, aluno do NEI

Da esquerda para direita: Gisele Furlan (Coordenadora), Magda Rizzeto (Coordenadora), Ericka Vitta (Diretora), Caio Moreno (aluno e participante do concurso de redação da ONU), Wallesandra Araújo e Aline Franco T. Luiz (Coordenadoras)

Em comemoração aos seus 75 anos, a ONU - Organização das Nações Unidas, realizou um concurso de redação. Os participantes, jovens de 15 a 29 anos, compartilharam suas visões e sugestões sobre o futuro papel das Nações Unidas. Os jovens responderam a seguinte pergunta: Como seria o futuro da ONU para você, considerando o contexto do “novo normal” imposto pela COVID-19? O vencedor ou vencedora será anunciado em 12 de agosto, durante a Jornada Internacional da Juventude, e será convidada(o) a participar virtualmente dos eventos de comemoração do 75º aniversário da ONU em Nova Iorque.

Caio Moreno, aluno do 1º ano do Ensino Médio do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi, está participando do concurso de redação. Ele usou como inspiração a Modernidade Líquida, do filósofo polonês Zygmunt Bauman, grande estudioso da sociedade atual e autor da teoria, em sua dissertação e teve a orientação da professora de Produção Textual Maria Regina Sargiolato. “Quando vi o concurso promovido pela ONU enviei mensagem aos alunos do Ensino Médio, como forma de estimulá-los. O Caio foi um dos que manifestou interesse e desenvolveu uma bela redação”, conta a educadora Maria Regina.

O aluno Caio Moreno, que já participou de outros concursos de redação, ficando entre os três primeiros colocados da edição de 2019 do “EPTV na Escola”, fala sobre sua participação. “Gosto bastante de escrever, um prazer meu escrever. A professora Maria Regina Sargiolato enviou a proposta, perguntou quem queria participar e me interessei. Ela me orientou, com alguns direcionamentos. Ela trouxe a proposta, mas o texto foi redigido de uma maneira mais individual”, diz o jovem. “O concurso trouxe uma reflexão sobre o planeta no futuro, tomando como base a condição da pandemia e seus impactos globais, e pensando qual papel da ONU no contexto global, quais seriam suas ações e seus papéis específicos durante este novo cenário”, complementa.

Os educadores do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi estimulam os alunos a participarem de atividades para além do perímetro escolar. “É uma proposta para o futuro, de vida, de carreira, de mundo. Auxilia na construção de caráter e também de conceitos pessoais como valores”, afirma Caio Moreno. “Quando surgir oportunidades, pretendo continuar participando destas atividades”, finaliza.

Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera - Santa Bárbara d'Oeste, SP