Publicado em 01/06/2020

Divulgado o resultado do SARESP 2019, e alunos do NEI da Fundação Romi se destacam

Em novembro de 2019, nos dias 27 e 28, foram realizadas avaliações do SARESP - Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, aplicado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo com a finalidade de produzir um diagnóstico da situação da escolaridade básica paulista, visando orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional. O Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi contou com a participação dos alunos do 2º e 3º anos do Ensino Fundamental I, de forma amostral, e os alunos do 5º do Fundamental I e 7º e 9º do Fundamental II. Os resultados foram divulgados no final de abril, e os índices do NEI estão superiores à média estadual.

O SARESP fornece indicadores de extrema relevância para subsidiar o monitoramento das políticas públicas de educação, bem como para o aprimoramento e/ou redirecionamento das ações e projetos em andamento. “Em meio a toda essa situação atípica, recebemos os resultados das avaliações do SARESP 2019 e foram excelentes. O NEI se apresenta com índices superiores à média das escolas privadas avaliadas e se destaca nas proficiências leitoras. Gráfico dos dados foram enviados pelas coordenações para apreciação e análise das famílias”, explica a diretora do NEI da Fundação Romi Ericka Vitta.

Os resultados de cada edição podem ser comparados ano a ano. Além do seu caráter diagnóstico, os resultados deste tipo de avaliação visam subsidiar as ações, planejamentos e a tomada de decisões em melhoria e aperfeiçoamento da capacitação contínua. O desempenho dos alunos do NEI ficou acima da meta proposta pela Secretaria de Educação, confirmando a eficiência da
metodologia do Núcleo de Educação Integrada.

As avaliações objetivam diagnosticar o trabalho realizado nas áreas de Linguagem e Matemática, reorientam o trabalho pedagógico em termos de demandas de capacitação e de elaboração de planos e estratégias de ações, com vistas a melhorar as práticas pedagógicas.

Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera - Santa Bárbara d'Oeste, SP