Publicado em 04/05/2020

Conheça as ações do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi durante a Pandemia

Em tempos de Pandemia, o Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi está em Distanciamento Social. Seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde, os alunos estão com aulas online e toda equipe em sistema de trabalho Home Office. “A educação não pode parar”, diz a diretoria do NEI Ericka Vitta.
A Central de Aprendizagem – CEAP, que opera na plataforma Moodle, está a todo vapor. A ferramenta sempre foi utilizada no NEI, mas no momento aumentou o número de acesso, exigindo que a Fundação Romi investisse na sua melhoria e garantindo maior qualidade na operação. Paralelamente, estão sendo utilizados softwares de conversação para realização de vídeos chamadas, canal da Fundação Romi no Youtube, entre outros apoios tecnológicos que são permitidos neste momento delicado, como o Padlet.
O Padlet é uma ferramenta online que permite a criação de um mural ou quadro virtual dinâmico e interativo para registrar, guardar e partilhar conteúdos multimídia. Funciona como uma folha de papel, onde se pode inserir qualquer tipo de conteúdo (texto, imagens, vídeo, hiperlinks) juntamente a outras pessoas. “Ferramentas como o Padlet, que apresentam características colaborativas, permitem a interação entre escola, educadores, alunos e família”, afirma a diretora da escola, Ericka Vitta.
A educação evoluiu, muito, com o passar dos anos. O educador teve que buscar conhecimento e desenvolver habilidades para acompanhar este avanço, principalmente o uso de tecnologias, presentes na sociedade atual. Gabriela Pyles, professora de Artes, tem explorado a ferramenta Padlet, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. “Tem sido uma ótima aliada, tanto para controlar as entregas quanto para os próprios amigos acompanharem as produções, uns dos outros”, conta Gabriela. “Muitos de nós, educadores do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi, já usávamos o Padlet. Com as adaptações às aulas online, os pais e responsáveis também tem mostrado habilidades no manuseio da plataforma. Estamos todos em interação”, finaliza.
O Núcleo de Educação Integrada da Fundação segue em Distanciamento Social. Toda atividade, aula, Reunião de Pais estão acontecendo de forma online. Toda equipe pedagógica, formada por educadores, orientadoras, coordenadoras, diretora e secretaria, segue em serviço home office, conectados pelas mais diversas ferramentas online, e à disposição para orientar os alunos e familiares.

Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera - Santa Bárbara d'Oeste, SP