Publicado em 04/08/2020

Calçadas em torno da Fundação Romi, na Avenida Castelo, passam por remodelação

Quem pratica atividade física como caminhada / corrida / ciclismo, ou simplesmente passa pela Avenida Monte Castelo próximo à rotatória da Câmara Municipal de Santa Bárbara d'Oeste, já notou que houve mudanças nas calçadas que levam até a portaria do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi.

A revitalização ocorreu por necessidade de manutenção no pavimento e a substituição das árvores antigas que, além de estarem mortas e secas, tinham danificado as calçadas de concreto de toda aquela região, o quer vinha prejudicando muito o uso por parte dos caminhantes da área, trazendo novos ares em torno das instalações da Fundação Romi e da Av. Monte Castelo.
“Em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, foi realizada a remoção das antigas árvores, e plantadas novas. As raízes das que estavam no local, ajudaram a levantar as placas de concreto da calçada. Com isso, foi necessário a substituição, para que pudesse ser feito de forma correta a obra”, explica o superintendente da Fundação Romi Vainer Penatti.

A parte de paisagismo seguiu o novo modelo aplicado no município de Santa Bárbara d'Oeste com pedaço de pavimento e uma parte de grama, e plantio das árvores novas. Vale destacar que foram plantados Ipês nas cores branca e amarela. “Por muitos anos as calçadas estavam com as peças de concreto levantadas, devido as raízes das árvores. Recebemos alguns apontamentos de caminhantes daquela área”, fala o superintendente. “Logo estaremos com esta área florida, com lindos Ipês”, finaliza.

A repaginação do espaço, além de deixar a calçada assimétrica, contribui para que a área fique bonita e preservada. “Nosso espaço tem uma ampla área verde. Por ser um local de apoio, já que muitos usam para acesso a portaria da Monte Castelo do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi, nada melhor que revitalizarmos e deixarmos em ordem. A parte de paisagismo ficou por conta da Secretaria de Meio Ambiente, que conduziu de maneira brilhante substituição das árvores do local e plantio do gramado. Nós, Fundação Romi, ficamos responsáveis pela concretagem, e quem ganha são todos”, conclui Vainer Penatti.

Av. Tiradentes, 2 - Centro - Santa Bárbara d'Oeste - SP