Publicado em 09/07/2020

Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi traz, em pesquisa temática, a história da Praça 9 de Julho

O dia 9 de julho é feriado em todo Estado de São Paulo, desde 1997, quando o então governador Mário Covas sancionou a Lei Estadual n.º 9.497. O dia marca oficialmente o início da Revolução Constitucionalista de 1932. Essa data dá nome a uma praça localizada na área central de Santa Bárbara d'Oeste, que em 2020 está sendo reformada, e em breve será reinaugurada, assim como, o prédio do antigo Paço Municipal que abrigará o Centro de Memória de Santa Bárbara d’Oeste.

Mas será que o nome da Praça tem alguma relação com a Revolução Constitucionalista de 1932? A equipe do CEDOC – Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi fez uma busca no acervo para encontrar fontes históricas que nos ajudam a compreender essa história.

Para contar essa história é preciso voltar no tempo, no século XIX, precisamente em 1881 quando a Irmandade de São Sebastião, da paróquia Santa Bárbara, inicia uma campanha para a construção da Capela de São Sebastião em terreno da igreja localizada entre a rua do Cruzeiro (atual Dona Margarida) e a rua Santa Bárbara. O local onde a capela foi construída ficou conhecido como LARGO DE SÃO SEBASTIÃO.

Manoel Teixeira, em artigo publicado no Jornal D'Oeste em 17 de outubro de 1954, descreve o local e a Capela de São Sebastião como um edifício de tijolos, coberto de telhas, mas de arquitetura bastante modesta. “Em 1915 foi extinta a Irmandade de São Sebastião e a imagem do santo foi transferida para a Igreja Matriz Santa Bárbara. Já no ano seguinte, em 1916, a Prefeitura Municipal adquiriu da Paróquia Santa Bárbara o terreno pertencente a Capela São Sebastião e a capela foi demolida. Com o passar dos anos a praça passou a ser conhecida como PRAÇA MUNICIPAL, e finalmente em 1934 recebeu o nome de PRAÇA 9 DE JULHO”, relata a coordenadora do Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi Sandra Edilene de Souza Barboza.

No acervo do CEDOC da Fundação Romi há a edição do jornal “A Cidade de Santa Bárbara” publicada em 15 de julho de 1934 noticiando o dia em que essa praça foi inaugurada. “A placa de denominação da praça em bronze foi ofertada por Emílio Romi, que a produziu na fundição de sua empresa, na época denominada Garage Santa Bárbara, atual Indústrias Romi. A denominação da praça foi um pedido da Federação Barbarense de Voluntários da Revolução Constitucionalista de 1932 ao Prefeito João de Oliveira Lino, em memória ao dia que marcou oficialmente o início da Revolução Constitucionalista”, finaliza Sandra.

Em 1938, teve início a construção do prédio do Paço Municipal na Praça 9 de Julho, segundo o jornal Cidade de Santa Bárbara em 6 de setembro de 1939 o prédio estava concluído, no entanto, foi somente em 21 de dezembro de 1941 que foi oficialmente inaugurado. A pesquisa completa preparada pela equipe do CEDOC com fotografias, jornais está disponibilizada no site do CEDOC da Fundação Romi no endereço:

Av. Tiradentes, 2 - Centro - Santa Bárbara d'Oeste - SP