Publicado em 29/06/2020

Fundação Romi celebra 63 anos de sua instituição

“...Tenho certeza, não deixarão perecer isto que servirá a todos. Isto me orgulha muito...” trecho do discurso de Américo Emílio Romi durante a instituição da Fundação Romi em 29 de junho de 1957.

E assim, inicia a história da Fundação Romi que comemora nesta segunda-feira, dia 29 de junho, 63 anos de promoção do desenvolvimento social e humano através da educação cultura. Em 2019, beneficiou mais de 42 mil pessoas, por meio de suas três áreas – o Núcleo de Educação Integrada, o Centro de Documentação Histórica e a Estação Cultural, fortalecendo os anos dedicados à promoção e ao fomento da Educação e da Cultura em Santa Bárbara d’Oeste e região. Foram centenas de alunos da educação básica, milhares de documentos preservados no acervo histórico, dezenas de oficinas, feiras, exposições, expedições, intervenções, manifestações, espetáculos, formações, visitações, projetos e investimentos.

No dia da instituição, em 1957, as solenidades tiveram início pela manhã com alvorada e missa. Às 9 horas, na Indústrias Romi, no pavilhão onde funcionava a linha de montagem do Romi-Isetta, foi realizada a cerimônia de assinatura da escritura pública da Fundação Romi, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi. Francisco Fornazari assinou como testemunha. Durante as comemorações houve o pronunciamento do funcionário mais novo, Írio de Carvalho de Azevedo. A cerimônia contou com a presença de funcionários e membros da família Romi. Nessa época, a Indústrias Romi, chamada de Máquinas Agrícolas Romi, estava situada na avenida Pérola Byington.

A caneta usada na data, um objeto histórico, encontra-se exposta no hall do CEDOC-Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi. Outro marco é o Obelisco, que foi ofertado pelos funcionários da então Máquinas Agrícolas Romi à família Romi, e que desde 1960 até hoje está na entrada do NEI-Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi. “A Fundação Romi foi construída e é constituída por pessoas que entendem que as transformações pelas quais ela passou em todos esses anos, sempre inovando com olhar para o futuro, com raízes na essência de sua origem”, afirma o superintendente da Fundação Romi, Vainer Penatti.

Em 1957 o casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi inicia o legado: promover o desenvolvimento social de Santa Bárbara d’Oeste e região através da educação e da cultura. “É disso que se trata mais este ano de comemorações: transparência, comprometimento e gratidão. A cada manifestação comemorativa, é possível reconhecer tudo o que forma o legado da Fundação Romi, suas áreas e seus projetos em prol da comunidade”, finaliza Vainer Penatti.

Av. Tiradentes, 2 - Centro - Santa Bárbara d'Oeste - SP