Publicado em 27/04/2020

Novas ações, no virtual, trarão atividades ao público frequentador da Estação Cultural da Fundação Romi

Desde a suspensão das atividades presenciais, a Estação Cultural da Fundação Romi vem inovando para continuar com sua rotatividade, agora no ambiente online, e assim manter sua média de 20 mil pessoas atendidas por ano. Este número é a somatória dos eventos que acontecem, como a tradicional feira de arte, cultura e gastronomia intitulada Estação Artesanal, dos projetos contínuos Capoeira Socioeducativa e Ninho Musical, das oficinas culturais temporárias, além das visitas ao Memorial da Ferrovia.

Mas, como transportar todo este movimento para plataformas digitais? Este é o novo desafio que se iniciará nos próximos dias: manter as atividades do espaço plural e multicultural, agora na web. “Iniciamos com a adaptação das aulas do projeto Ninho Musical. Há duas semanas os encontros acontecem de forma online, e foi adaptada a metodologia para que o projeto continuasse”, explica o superintendente da Fundação Romi Vainer Penatti. “A partir dos próximos dias iniciaremos uma série de ações, para que nosso público continue a participar ativamente de nossas atividades”, complementa.

Muito conteúdo será apresentado aos internautas nos próximos dias, através de vídeos, lives, bate papo, entrevistas, vitrine online, entre outros. “Estamos trabalhando para que nosso público tenha como acessar, seja por entretenimento ou aquisição de conhecimento, uma variedade de assuntos. Vamos falar sobre artesanato, economia criativa, música, cultura em geral”, ressalta a assistente cultural da Estação Cultural Natalia Fernandes Rocha. “Durante esta época de Distanciamento Social, nada melhor do que ter acesso às informações, sem sair de casa”, conclui.

Até o final da quarentena, seguindo recomendações dos governos Estadual e Municipal, a estação cultural da Fundação Romi segue fechada. Para quem está em casa, e busca de adquirir conhecimento, no site www.fundacaoromi.org.br/estacaocultural há uma parte dedicada à história da Estação Ferroviária de Santa Bárbara d'Oeste, desde quando foi assinado para construção do ramal ferroviário, em 1902, até a inauguração do novo Memorial da Ferrovia, em 2019. A coluna on-line Estação Memória é publicada toda quinta-feira na fanpage do Facebook (https://www.facebook.com/EstacaoCultural/), Instagram (@estacaoculturaldafundacaoromi), Twitter (@est_cultural) e Linkedin da Fundação Romi. No canal do Youtube da Fundação Romi há vídeos de atividades que foram realizadas no espaço plural e multicultural. “Continuem nos acompanhando. Vem bastante novidade por aí”, convida Natalia.

Av. Tiradentes, 2 - Centro - Santa Bárbara d'Oeste - SP