Publicado em 14/04/2020

Projeto Ninho Musical, que completa 10 anos de atividades em 2020, será online

Desde o início das recomendações de Distanciamento Social, o Projeto Ninho Musical teve suas aulas presenciais suspensas, que acontecem às terças-feiras e sábados na Estação Cultural da Fundação Romi. Para não comprometer a metodologia o maestro Paulo Bellan, coordenador pedagógico, irá realizar encontros virtuais, através de plataformas online, com os alunos regularmente matriculados.

A iniciativa visa à continuidade dos estudos. “Teremos vídeos aulas semanais. Através de desafios e conteúdos elaborados por mim, os alunos terão oportunidade em dar sequencia em seus saberes, tanto na parte teórica e quanto na prática instrumental”, conta o maestro Paulo Bellan. “Também realizaremos vídeos conferências semanais. Os alunos gravarão vídeos de seus momentos de estudo e prática, mostrando seus avanços”, finaliza.

Para o superintendente da Fundação Romi, Vainer Penatti, esta dedicação do maestro em manter o projeto ativo, de forma online, dá sequência ao trabalho que vem sendo realizado. “ Em 2020 comemoramos 10 anos de atividades do Projeto Ninho Musical. Esperamos, assim que tudo esta situação passar, voltar ativamente aos trabalhos, já pensando em ações comemorativas, que foram planejadas para este ano”, afirma.

Realizado desde 2010 e tendo beneficiado mais de 1.000 pessoas, das quais muitas seguiram a profissionalização musical, outras despertaram-se para a arte das apresentações, outras ainda se satisfizeram em seus núcleos comunitários como instrumentistas, o projeto Ninho Musical vem se consolidando como importante mecanismo de promoção social através da música. Conta com o apoio cultural da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d’Oeste por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e é uma iniciativa da Fundação Romi.

Sob a coordenação do maestro Paulo Bellan, nos encontros os alunos aprendem desde teoria musical até práticas de instrumentos, cuidados e afinação, leitura e interpretação de partituras e compreensão de regência. Gratuito, por meio de aulas teóricas e práticas, os alunos, quer tenham vivência ou sejam iniciantes, são inseridos no universo da música instrumental por meio de desafios, onde o aluno que sabe mais dá suporte ao que sabe menos, e a construção do conhecimento acontece de forma vivencial.

Av. Tiradentes, 2 - Centro - Santa Bárbara d'Oeste - SP