Publicado em 19/05/2022

Iniciativa da Estação Cultural da Fundação Romi reúne arte, cultura e gastronomia

A Estação Cultural da Fundação Romi, realiza no próximo dia 22 de maio, domingo, das 8 às 12 horas, mais uma edição da Estação Artesanal - Feira de arte, cultura e gastronomia. O evento, conta com a presença de mais de 50 artesãos que comercializam peças em crochê, costura criativa, madeira de reaproveitamento, marchetaria, feltro, facas, bolsas, terrários, kokedamas, desenhos realistas, quadros, decoupage, cosmetologia, MDF, além de diversas delícias gastronômicas.

Nessa edição, além da feira, haverá a “Manhã de Cantoria”, uma apresentação dos alunos de canto popular e lírico da professora Karla Mendes. A apresentação terá início às 9h e conta com as participações de Victor Tomassi e seus alunos de violão, e da turma de adultos do projeto “Educar e Afinar - Um canto certo”, realizado com recursos do PROAC ICMS, com patrocínio do Supermercados Pague Menos e parceria da Fundação Romi. “Estamos preparando tudo com muito carinho para uma manhã cheia de cantoria e música boa. Ter a oportunidade de fazer um intercâmbio com os alunos do professor Victor Tomassi é incrível e estamos todos muito animados”, destaca Karla, que também ministra as aulas do projeto “Educar e Afinar”.

A Estação Artesanal faz parte do calendário de atividades do espaço desde 2015, quando foi realizada sua primeira edição. Visa expandir a expressão cultural de artesãos e trabalhadores manuais, promovendo o intercâmbio entre artistas da região. Tem como objetivo fortalecer e expandir ações de economia criativa, com a soma de valores humanos e econômicos.

Para Kíscella Ramos, assistente cultural da Estação Cultural, o evento amplia a presença do artesanato no mercado regional e local, e gera oportunidades, empreendedorismo social e renda. “A realização contínua da Estação Artesanal traz à população de Santa Bárbara d'Oeste e região mais uma opção para compra de produtos exclusivos. Para os artesãos é uma vitrine para mostrar e comercializar, além da troca de conhecimentos, entre os fazedores criativos”, afirma Kíscella.

Oficinas com inscrições abertas - A Estação Cultural da Fundação Romi está com inscrições abertas, até o dia 22 de maio, para duas oficinas oferecidas gratuitamente: a Oficina Biojoias – Decoração com Alan Malves e a Oficina de Jardinagem – com Maria Lia.
A Oficina Biojoias, do criativo manual Alan Malves, será realizada em 3 encontros, nos dias 04, 11 e 18 de junho (sábados), das 14h30 às 16h30. “Biojoias” ou “Ecojoias” são peças produzidas de forma exclusiva e artesanal, com materiais orgânicos como: sementes, frutos, lascas de madeira, fibras vegetais, capim, casca do coco, couro, ossos, penas, escamas, madrepérola e conchas. A Oficina Jardinagem, da engenheira agrônoma Maria Lia, será realizada em 3 encontros, nos dias 04, 11 e 18 de junho (sábados), das 8h30 às 11h30. A oficina, específica para o cuidado de rosas, orquídeas e suculentas, tem o objetivo de capacitar os participantes para o cultivo doméstico dessas plantas ornamentais. Técnicas para poda, criação de mudas, adubação e cuidados com pragas serão abordadas e ao final de cada aula haverá o plantio de uma espécie estudada.

As aulas são oferecidas gratuitamente e os participantes podem adquirir os kits com os materiais de cada aula diretamente com o oficineiro ou solicitar a lista de materiais necessários para adquiri-los onde desejarem. Para participar das oficinas é necessário ter mais de 16 anos e realizar inscrição nos links bit.ly/biojoiasEC (Biojoias) e bit.ly/jardinagemEC (Jardinagem).

Serviço: A próxima edição da “Estação Artesanal – Feira de arte, cultura e gastronomia”, acontece no dia 22 de maio, das 8 às 12h e a “Manhã de Cantoria” tem início às 9h. A Estação Cultural da Fundação Romi fica à Av. Tiradentes, 02, Centro, Santa Bárbara d'Oeste. Mais informações também podem ser obtidas pelo site www.fundacaoromi.org.br/EstacaoCultural ou pelos telefones (19) 3455-4830 e 3455-4833.

Av. Tiradentes, 2 - Centro - Santa Bárbara d'Oeste - SP