Sua colaboração vai nos ajudar a fazer o mundo melhor através do desenvolvimento social, cultural e educacional.

Arraste para escolher o valor

Clique e digite outro valor

R$

Publicado em 30/09/2021

Estação Cultural da Fundação Romi abre inscrições para oito novas oficinas culturais


A oficina cultural Flamula Noel será on-line, no dia 27 de novembro

Visando o fomento da economia criativa e geração de renda, a Estação Cultural da Fundação Romi segue executando o projeto ESTAÇÃO CRIATIVA, selecionado no EDITAL PROAC EXPRESSO Lei Aldir Blanc Nº 60/2020 – EIXO DE PREMIAÇÃO, MOSTRAS, FESTIVAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO, pela cota INTERIOR, apresentado pelo Ministério do Turismo, Secretaria especial da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Nesse mês de outubro o espaço plural e multicultural abre inscrições para oito novas oficinas culturais, que acontecerão no mês de novembro. Para participar é ter necessário a partir de 16 anos e realizar inscrição prévia.

A primeira proposta é a oficina Hortas Criativas, que possibilita as pessoas terem jardim particular em casa, além de produzir seus próprios alimentos e temperos fresquinhos, tornando o ambiente mais alegre e bonito. É indicada para quem tem pouco espaço disponível para cultivo, seja em casas ou apartamentos, além de trazer muitos benefícios, como uma maneira de tirar um tempo do dia a dia corrido para relaxar, refletir e deixar o stress de lado com a prática. Para participar da oficina é necessário ter a partir de 16 anos e realizar inscrição prévia, de 01 a 24 de outubro através do link https://bit.ly/oficinadehortasec . A oficina acontecerá nos dias 04, 11 ,18 e 25 de novembro, das 09 às 11 horas.

Que tal participar de uma oficina cultural que aprenderá a confecção de um livro sensorial utilizando-se do material principal o feltro além de botões, fitas, velcro, entre outros materiais? Nos dias 05, 12, 19 e 26 de novembro, sextas-feiras, das 14 às 17 horas, a arte educadora Renata de Paula ensinará essa técnica. “O contato com livro sensorial, principalmente nas idades iniciais, promove o desenvolvimento cognitivo, sensorial e motor de quem for utilizar o livro, contribuindo com a melhora expressiva na criatividade e na capacidade de concentração”, explica Renata. Os interessados em participar dessa oficina devem ter a partir de 16 anos e realizar inscrição pelo link https://bit.ly/livrosensorialec, de 01 a 24 de outubro. Outra oficina que também utilizará a base de produção em feltro é Chaveiros em Feltro, inclusive com a própria Renata de Paula. Os encontros acontecerão nas quartas-feiras do mês de novembro, nos dias 03, 10 ,17 e 24, das 14 às 17 horas. As inscrições devem ser feitas de 01 até 24 de outubro, através do link https://bit.ly/chaveirosec , para pessoas com mais de 16 anos.

A temática fotografia é sempre atrativa e desperta um novo olhar aos que praticam. Com o objetivo de promover a formação cultural por meio de experimentos em aulas práticas e o olhar crítico, ampliando conhecimento fotográfico para que possam fazer uso de imagens com qualidade, permeando a Arte como diferencial, sendo essa uma exigência no mercado atual, a artista plástica e visual Rosy Jesus Vaz executará a oficina Fotografia, Arte e Sustentabilidade. A proposta irá orientar os participantes com técnicas relacionadas à fotografia, como uma ferramenta a favor de sua prática empreendedora, podendo ser usado inclusive, como meio para produção de projetos independentes. Os encontros serão nos dias 09, 11, 16, 18, 23, 25 e 30 de novembro e 02, 07 e 09 de dezembro, das 19 às 21h30. Os interessados em participar necessitam ter câmera semi profissional ou profissional (do tipo DSLR - Digital Single Lens Reflex / Reflex Monobjetiva Digital), a partir de 16 anos e realizar inscrição através do link https://bit.ly/fotografiaarteec de 05 a 29 de outubro.

Com a proximidade do Natal, a Estação Cultural da Fundação Romi realizará duas oficinas culturais on-line com a temática. A primeira será ministrada por Priscila Fronza, onde os participantes aprenderão a confeccionar em Enfeite de Porta de Natal, com transmissão pela fanpage do Facebook da Estação Cultural e canal do Youtube da Fundação Romi, no dia 06 de novembro, das 14 às 17 horas. Para participar é necessário ter a partir de 16 anos e realizar inscrição pelo link https://bit.ly/enfeitedeportanatalec , de 01 até 24 de outubro. A segunda proposta é Flamula Noel, com Sergio Fronza, e será transmitida no dia 27 de novembro, das 14 às 17 horas, pela fanpage do Facebook da Estação Cultural e canal do Youtube da Fundação Romi. As inscrições devem ser feitas de 18 de outubro até 07 de novembro, pelo link https://bit.ly/flamulanoelec, para pessoas com 16 anos ou mais.

A costura criativa é sempre uma ótima opção para quem quer aprender uma técnica e comercializar. A oficina Utilitários para cozinha, com Priscila Fronza, que trará técnica e macete dessa habilidade, é voltada para as pessoas que queiram aprender peças vendáveis e decorativas para a casa, uma ótima opção para presentear em datas especiais. A proposta acontecerá nos dias 09, 16, 23 e 30 de novembro, das 14h30 às 17h30. Para participar é necessário ter a partir de 16 anos e realizar inscrição prévia pelo link https://bit.ly/utilitarioscasaec de 05 até 29 de outubro.

Outra opção nesse vasto leque de oficinas é Porta Vaso em Macramê, com Vanessa Reis. Serão dois encontros nos dias 18 e 25 e novembro, das 14 às 17 horas. Para participar é necessário ter a partir de 16 anos e realizar inscrição no link https://bit.ly/portavasoec , de 18 de outubro até 07 de novembro. O macramê consiste em transformar vários nós chamados festonê em joias e objetos de decoração. “A oficina irá explanar e ressaltar a importância da valorização do objeto artesanal nos dias atuais, integrando o processo de produção da peça e de valor, os valores culturais e simbólicos, e geração de renda, com o intuito de promover impacto positivo para o desenvolvimento social, humano e econômico do público-alvo do projeto”, explica a oficineira Vanessa Reis.

O atendimento da Estação Cultural da Fundação Romi é de terça-feira a sábado, das 08h às 17h e domingo das 08h às 12h. Mais informações também podem ser obtidas pelos telefones (19) 3455-4830 ou 3455-4833. A Estação Cultural da Fundação Romi fica à Av. Tiradentes, 02, Centro, Santa Bárbara d’Oeste.

Receba nossas novidades

19 3455.4830

Av. Tiradentes, 2 - Centro - Santa Bárbara d'Oeste - SP

Que tal uma visita?

© Fundação Romi - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por