Publicado em 03/05/2021

Estação Cultural da Fundação Romi segue com inscrições abertas para duas oficinas culturais

Oficina Cultural realizada em 2019

A Estação Cultural da Fundação Romi está com inscrições abertas para duas oficinas culturais, que acontecerão neste mês de maio. As propostas são Joias Têxteis, com Mary Lima, e Cupido em Tecido, com Sergio Fronza. Ambas as atividades serão no formato on-line através da plataforma MS-TEAMS. Os interessados em realizar inscrição devem preencher formulário on-line, acessando http://bit.ly/oficinajoias (Joias Têxteis) e http://bit.ly/cupidoemtecido (Cupido em Tecido), e terem a partir de 16 anos.

A oficina cultural de Joias Têxteis será realizada em dois encontros, dias 08 e 15 de maio, dois sábados, das 14 às 16 horas, no formato on-line através da plataforma MS-TEAMS. São 35 vagas disponíveis. A proposta é estimular a criação de joias têxteis a partir de materiais acessíveis encontrados em armarinhos e lojas de aviamento. “Neste contexto serão apresentados alguns aspectos do empreendedorismo no setor da economia criativa e como o artesanato utiliza dos seus principais atributos, que são a criatividade e a técnica manual, elaborar peças com estilo e identidade”, explica a oficineira Mary Lima.

Já Cupido em Tecido é destinada a quem quer aprender, através da costura artística, a confeccionar peças artesanais com tecido. Será um encontro, no dia 18 de maio, terça-feira, das 15 às 17 horas, também pela plataforma MS-TEAMS. “Esta oficina tem como tema o Cupido, já pensando no Dia dos Namorados, que agrada o público adulto, feminino e masculino. Por ser um boneco, um anjinho, agrada também o público infantil”, explica o oficineiro Sergio Fronza. “A peça a ser confeccionada durante a oficina agrega conhecimentos, truques e macetes em sua elaboração, possibilitando aos participantes produzirem diversas peças similares e criativas, aproveitando retalhos e sobras de aviamentos”, conclui.

Ao realizar as oficinas culturais, neste momento de maneira remota, a Estação Cultural da Fundação Romi permite que pessoas tenham a oportunidade de participar, aprender e gerar renda por meio do artesanato. Leva o participante a conhecer as práticas iniciais do trabalho manual que poderão ser utilizadas na confecção de peças variadas. É uma oportunidade aos que buscam aprender uma nova arte e também àqueles que querem aprofundar os conhecimentos e expandir os negócios no ramo. “Ao aprender uma técnica artesanal nova, a pessoa pode gerar renda com a comercialização da peça confeccionada durante a oficina, além da opção em presentear com uma lembrança única e exclusiva”, comenta a assistente cultural da Estação Cultural Natália Fernandes Rocha.

Estas oficinas culturais fazem parte do projeto ESTAÇÃO CRIATIVA, selecionado no EDITAL PROAC EXPRESSO Lei Aldir Blanc Nº 60/2020 – EIXO DE PREMIAÇÃO, MOSTRAS, FESTIVAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO, pela cota INTERIOR, apresentado pelo Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. É uma ótima oportunidade para quem busca empreender na pandemia. “Nosso papel, perante a sociedade de Santa Bárbara d'Oeste e região, é oportunizar atividades que possam somar na vida de cada um que faz parte do nosso público, seja através do desenvolvimento social e humano, ou como um espaço que abre as portas para que possa adquirir conhecimentos e aprendizado e consequentemente gerar renda”, finaliza Natália.

Serviço - Estão abertas as inscrições para as oficinas culturais Joias Têxteis e Cupido em Feltro. Os interessados em realizar inscrição devem preencher formulário on-line, acessando http://bit.ly/oficinajoias (Joias Têxteis) e http://bit.ly/cupidoemtecido (Cupido em Tecido), e terem a partir de 16 anos. A oficina cultural de Joias Têxteis será realizada em dois encontros, dias 08 e 15 de maio, dois sábados, das 14 às 16 horas. Já Cupido em Tecido será um encontro, no dia 18 de maio, terça-feira, das 15 às 17 horas, também pela plataforma MS-TEAMS.

Av. Tiradentes, 2 - Centro - Santa Bárbara d'Oeste - SP