Publicado em 30/12/2020

Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi disponibiliza LIVES realizadas durante 2020 no Facebook e Youtube

LIVE 106 anos do União Barbarense

Durante o ano de 2020, devido à pandemia da Covid-19, o Centro de Documentação Histórica – CEDOC da Fundação Romi realizou várias ações no mundo virtual. Uma delas foi a realização de LIVES, com temas ligados à história de Santa Bárbara d’Oeste. As transmissões foram feitas pelo Facebook www.faceboor.com/cedocfundacaoromi e canal do Youtube www.youtube.com/FundacaoRomi.

Com o tema “99 anos do Estádio Antonio Lins Ribeiro Guimarães”, a primeira LIVE teve a participação do jornalista e historiador esportivo JJ Bellani. A transmissão está disponível no Facebook www.facebook.com/cedocfundacaoromi, e pode ser revista, ou assistida pela primeira vez. Há 99 anos era inaugurado o estádio de futebol do União Agrícola Barbarense localizado à Rua 13 de maio.

Em 22 de maio de 1921, o local era chamado de Praça de Esportes e no dia, aconteceu uma partida amistosa entre o time do União Agrícola Barbarense e do Concórdia de Campinas, vencida pela equipe de Santa Bárbara d’Oeste por 3 a 1. Em 1938 (no dia 18 de dezembro - na vitória do União por 2 x 0 sobre a Internacional de Limeira) o campo passou à denominação de "Praça de Esportes Antonio Guimarães" (o seu "patrono" Antonio Lins Ribeiro Guimarães foi o presidente por maior tempo na história do clube). Mais tarde, a "Praça de Esportes" passou a ser chamada de "Estádio". “Este campo, localizado à Rua 13 de maio, a terra foi doada pela Usina Santa Bárbara, solicitada pelo então presidente Antonio Lins Ribeiro Guimarães”, conta JJ Bellani.

Em setembro, para marcar os 64 anos do primeiro carro de passageiro fabricado em série no Brasil, o CEDOC da Fundação Romi realizou LIVE “Romi-Isetta 64 anos”. A transmissão está disponível na fanpage do Romi-Isetta no Facebook www.facebok.com/RomiIsettaBR e canal do Youtube da Fundação Romi www.youtube.com/FundacaoRomi. O bate papo teve a participação de Eugenio Chiti, filho de Carlos Chiti, co-idealizador da fabricação do Romi-Isetta no Brasil, colecionador de Romi-Isettas e co-administrador da fanpage do Facebook Romi-Isetta Brasil, do superintendente da Fundação Romi Vainer Penatti e da coordenadora do CEDOC da Fundação Romi Sandra Edilene de Souza Barboza.

Para finalizar, em novembro, mês de aniversário do União Agrícola Barbarense Futebol Clube, foi realizada LIVE com transmissão simultânea pelo canal do Youtube www.youtube.com/FundacaoRomi e página do Facebook www.facebook.com/cedocfundacaoromi. A exibição contou com a participação do jornalista e historiador esportivo JJ Bellani e os ex jogadores Ademir Gonçalves e Gersinho, que vestiram a camisa do União Barbarense.

A coordenadora do Centro de Documentação História, Sandra Edilene de Souza Barboza, destaca a importância estas LIVES para a preservação da história, através da oralidade. “Durante as transmissões conhecemos histórias e curiosidades que os participantes compartilharam”, diz Sandra. “São relatos que nos trazem outras perspectivas, através da história oral, contado por quem viveu ou ouviu quem viveu o fato”, finaliza.

Av. Tiradentes, 2 - Centro - Santa Bárbara d'Oeste - SP