Publicado em 02/10/2020

Estação Cultural da Fundação Romi convida crianças a enviarem desenhos para a publicação de um álbum colaborativo

Outubro chega e marca a celebração, no dia 12, do Dia das Crianças. Para a data não passar em branco a Estação Cultural da Fundação Romi, que tem a participação ativa dos pequenos em suas atividades, publicará um Álbum Colaborativo de Desenho. A proposta visa receber desenhos, releituras e pinturas feitos por crianças, trazendo a visão delas como veem o espaço plural e multicultural da antiga estação ferroviária de Santa Bárbara d'Oeste. Para participar é necessário enviar uma foto da criança, com sua obra de arte, nos comentários da postagem de divulgação da ação ou inbox da fanpage da Estação Cultural da Fundação Romi.

O material recebido será postado no dia 09 de outubro, sexta-feira que antecipa a data. “Convidamos todas as crianças de Santa Bárbara d'Oeste e região a participarem do Álbum Colaborativo de Desenho”, fala a assistente cultural Natália Fernandes Rocha. “As crianças que frequentam nosso espaço, ou já participaram de alguma atividade, conseguirão transferir suas experiências e vivências na Estação Cultural através dos desenhos. Com certeza será um rico álbum colaborativo”, finaliza.

Desde o início da pandemia o novo coronavírus as atividades presenciais da Estação Cultural da Fundação Romi estão suspensas. A iniciativa do Álbum Colaborativo de Desenho é uma maneira de manter as lembranças da Estação Cultural da Fundação Romi no seu público mirim. “Nossas atividade são para todos os públicos sem restrição de idade. Muitas famílias participam e prestigiam nosso trabalho”, afirma o superintendente da Fundação Romi Vainer Penatti. “Temos o projeto Capoeira Socioeducativa, por exemplo, que tem uma grande porcentagem de participantes com idade abaixo dos 12 anos. Eles são os frequentadores do nosso espaço e peças importantes para que continuemos trabalhando no desenvolvimento social e humano através da educação e cultura”, conclui.

No mundo cada país comemora o Dia das Crianças numa data. No Brasil 12 de outubro surgiu por meio de um projeto de lei elaborado no 3º Congresso Sul-Americano da Criança, em 1923, pelo deputado federal Galdino do Valle Filho. O evento reuniu estudiosos e teve como foco discutir a educação, a alimentação e o desenvolvimento das crianças. No ano seguinte, o então presidente, Arthur Bernardes, em 1924, assinou um decreto e o dia 12 de outubro se tornou o dia oficial das crianças em terras tupiniquins.

O Álbum Colaborativo de Desenho da Estação Cultural da Fundação Romi será publicado dia 09 de outubro com desenhos, releituras e pinturas de crianças ligadas à temática Estação Cultural. Para participar é necessário enviar uma foto da criança com sua obra, nome da criança e cidade que mora até o dia 08 de outubro pelos comentários da divulgação da ação ou inbox da fanpage Estação Cultural da Fundação Romi.

Av. Tiradentes, 2 - Centro - Santa Bárbara d'Oeste - SP