Publicado em 21/01/2021

Em 21 de janeiro de 1945, foi realizada a cerimônia de entrega da "Carta Constitucional" ao Rotary Clube de Santa Bárbara d'Oeste pelo governador Arnaldo Estevão de Figueiredo, de Campo Grande - MS. A comitiva de rotarianos e convidados foi recepcionada às 11h nas dependências das Máquinas Agrícolas Romi LTDA, pelo diretor-presidente Américo Emílio Romi, sendo oferecido um coquetel aos presentes. Em seguida, foi servido um almoço na sede do Esporte Clube Barbarense, com a entrega da Carta Constitucional, cujo discurso foi realizado pelo governador Arnaldo Estevão de Figueiredo; pelo ex-presidente do Rotary Internacional, Dr. Armando Arruda Pereira e pelo Sr. Gerson de Mendonça. Após o almoço os convidados foram recepcionados no paço municipal pelo prefeito Plácido Ribeiro Ferreira, e em seguida, foi realizado na praça central o plantio da "árvore da amizade", ato simbólico em todos os encontros dos rotarianos. A fotografia registrada em frente ao paço municipal mostra senhores da comitiva. Da esquerda para a direita, em primeiro plano: (1º) Domingos Finamore (descendo as escadas). Coleção particular do fotógrafo Augusto Strazdin / Fotógrafo: Augusto Strazdin.