Sua colaboração vai nos ajudar a fazer o mundo melhor através do desenvolvimento social, cultural e educacional.

Arraste para escolher o valor

Clique e digite outro valor

R$

Publicado em 25/09/2020

A equipe do CEDOC da Fundação Romi fez um levantamento de fontes sobre a história da construção da avenida Alfredo Contatto inaugurada a 24 anos.



Convite de inauguração da Avenida Alfredo Contattto. 01/10/1996.


Na década de 1980, com a publicação do Decreto nº1902, de 5 de dezembro de 1984, foi denominada a rua Rubi - Avenida A, com início na rua da Agricultura e término na rua Limeira, região da Zona Leste, do município de Santa Bárbara d'Oeste.




Segundo a Lei nº2135, de 27 de março de 1995, o prefeito José Maria de Araújo Júnior aprovou no “Art. 1º - A Rua Rubi, localizada no Bairro São Fernando, passa a ter a característica de avenida, passando a ser denominada Avenida Rubi”.


Na ata da 25ª Reunião Ordinária da Câmara municipal de Santa Bárbara d'Oeste realizada em 27/8/1996, é citado pelo vereador do PSDB, Antônio Eide Cleif Froner que a denominação da avenida Rubi seja alterada para avenida Alfredo Contatto, em homenagem ao empresário americanense.



Com a publicação da Lei nº2215 de 01 de outubro de 1996, o prefeito José Maria de Araújo Júnior aprovou no “Art. 1º - O logradouro municipal que atualmente se denomina Avenida Rubi e vai da Rua Hungria até seu cruzamento na Rua Portugal no Jardim Europa I, passa a denominar-se “Avenida Alfredo Contatto'”. Dispõe sobre a denominação de logradouro público, que especifica, dando outras providências.
Parágrafo Único - O "curriculum vitae" do homenageado faz parte integrante desta lei. Art. 2º- Fica autorizada a prefeitura municipal a afixar placa denominativa para perfeita localização do logradouro. Art. 3º Fica, também, autorizada a prefeitura municipal a proceder a renumeração dos imóveis situados nas atuais avenida Rubi e rua Hungria.


No dia 1º de outubro de 1996, às 20 horas o prefeito José Maria de Araújo Júnior inaugurou a avenida Alfredo Contatto, no trecho do Jardim Europa. Além do prefeito estiveram presentes o empresário americanense Alfredo Contatto, seus familiares, vereadores, secretários municipais e convidados. O trecho inaugurado forma um único conjunto com a antiga rua Hungria e avenida Rubi, que juntos passam a ser a Avenida Alfredo Contatto, com o Jardim Europa (a partir da rua Portugal) ao Jardim São Fernando (até a rua da Agricultura), próxima a avenida Santa Bárbara.


Avenida Alfredo Contatto. 1996

Segundo o Jornal Diário do dia 3 de outubro de 1996, p.14. Ed.2494, a avenida possui 1.350 metros de pista pavimentada, 20 metros de largura, 2.700 metros de guias e sarjetas, sistema completo de drenagem e iluminação pública. O custo total das obras na ordem de quinhentos mil reais foi integralmente suportado pela Construtora Contatto. Segundo o prefeito José Maria de Araújo Júnior, a avenida foi construída pelos proprietários de uma grande área de terra que custearam todo o serviço, e que futuramente, seriam abatidos nas áreas institucionais, que deveriam entregar para a cidade. "Foi uma obra inteiramente de custo zero", comemorou o prefeito, lembrando que a obra faz parte de uma remodelação do sistema viário da Zona Leste e contribuirá para desafogar o trânsito naquela região da cidade, que recaia principalmente sobre a avenida Augusto Scomparim.

Avenida Alfredo Contatto. 1996

Dentre os bairros que margeiam a avenida Alfredo Contatto podemos citar: Jardim São Fernando, Jardim Pérola, Vila Ferrarezi, Jardim Adélia, Jardim Dona Regina, São Camilo, Frezzarin, Jardim Palmeiras e Jardim Europa.




ALGUMAS CURIOSIDADES:

Na construção da avenida Alfredo Contatto foram colocadas lombadas, afim de reduzir a velocidade dos veículos. As mesmas foram motivos de reclamações dos usuários devido à altura excessiva das lombadas que dificultavam a passagem dos carros. As reclamações chegaram até a vereadora Sueli Terezinha Bonfim Silva, que solicitou o “rebaixamento” das lombadas na avenida Alfredo Contatto.


Jornal Comércio, 05/02/1998, p.7. Ed.0119

Na ata da 39ª Reunião Ordinária realizada em 10 de novembro de 1998, nº448/98, o vereador José dos Santos – “Indica instalação de telefone público comunitário na Avenida Alfredo Contatto, próximo ao nº774, no bairro Jardim São Fernando, conforme especifica”.



Na reunião camarária do dia 11 de junho de 2002, os vereadores apresentaram uma moção de apelo à empresa Contatto Empreendimentos que é proprietária do loteamento Dona Regina situado nesse local, para que viabilizem com a maior urgência possível a construção de uma rotatória no local, no cruzamento da rua Limeira e avenida Alfredo Contatto. No dia 23 de outubro de 2002, foi inaugurada pelo prefeito Álvaro Alves Corrêa a rotatória da avenida Alfredo Contatto com a rua Limeira. A construção da rotatória foi feita pela Construtora Contatto. A construção possui 32 metros de diâmetros, e também foi feita toda sinalização de solo vertical e horizontal e a colocação de placas de sinalização.




Jornal Diário, 02/10/2002, p.10. Ed.4312



Jornal Diário, 24/10/2002, p.7. Ed.4331


No mês de agosto de 2008, a prefeitura construiu cerca de 900 metros de canteiro central na avenida Alfredo Contatto, entre a rua da Agricultura e a avenida São Paulo. O objetivo foi aumentar a segurança para os motoristas e principalmente pedestres. Também foram realizados serviços de corte e quebra do asfalto e preparação do solo para a construção das guias e sarjetas. A última etapa foi o acabamento com massa asfáltica ao longo das novas guias e o paisagismo dos canteiros com plantio de grama esmeralda.


Jornal Diário, 05/08/2008, p.7. Ed.6071



Para saber quem foi ALFREDO CONTATTO clique aqui e acesse a biografia.







Você também vai gostar de ler:





Receba nossas novidades

19 3499.1558

Av. João Ometo, 200, Jd. Panambi - Santa Bárbara d'Oeste, SP

Que tal uma visita?

© Fundação Romi - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por