Publicado em 03/08/2020

Estrada de ligação entre Santa Bárbara e Capivari

Desde antes de sua fundação, as estradas que passam por onde hoje é Santa Bárbara, sempre tiveram importância fundamental para ligar diferentes cidades da região, os registros mostram que por aqui, no ano de 1810, havia uma estrada que ligava Vila de São Carlos (hoje cidade de Campinas) à freguesia de Santo Antônio (hoje Piracicaba). Junto ao progresso da cidade, novas estradas foram incessantemente abertas e aperfeiçoadas, acompanhando a evolução dos meios de transporte, o crescimento das cidades vizinhas e o aumento do fluxo de veículos, que permanece crescendo até hoje.

Uma dessas estradas faz a ligação entre Santa Bárbara e Capivari, e sua existência é repleta de momentos importantes que estão marcados na história.

Rodovia Comendador Américo Emílio Romi (Via Romi)

Quando ainda não se chamava Rodovia Comendador Américo Emilio Romi, esse trecho era conhecido como Estrada Santa Bárbara-Capivari, e por ela, durante muito tempo, os principais veículos que circularam foram as carroças, os troles e os carros de boi. Como não era asfaltada, a depender das condições climáticas, poderia se tornar intrafegável e atolar facilmente os veículos que tentassem atravessar a lama depois de forte chuva.

As coisas começam a mudar no ano de 1948, quando o prefeito Lourival João Kirches oficia ao Exmo. Sr. Governador do Estado, na época, Adhemar de Barros, pedindo uma intervenção estadual para o trecho que liga Santa Bárbara a Capivari, daí em diante as obras e aperfeiçoamentos irão prosseguir por anos, consolidando de forma inequívoca a importância do caminho para ambos os municípios.

Américo Emilio Romi, na época prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, acompanhou de perto os trabalhos que começaram em abril de 1952, em uma parceria feita pela prefeitura com o DER (Departamento de Estrada de Rodagem) de São Paulo.

Américo Emílio Romi e senhor durante as obras de construção da Via Romi. 1952.

Prefeito Américo Emílio Romi, Ângelo Sans e senhores visitando obras. 1952.

Em 4 de maio de 1953 a Câmara Municipal denomina de VIA ROMI a Estrada Santa Bárbara-Capivari, e o motivo para a escolha desse nome está imortalizado na ata daquele dia: “Os vereadores abaixo assinados signatários da presente resolução desejando homenagear o Ilustre Prefeito Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, por reconhecer nesse trabalhador incansável, pela conquista de benefícios objetivos à coletividade barbarense e reconhecendo em Sua Excelencia o homem dotado de espirito publico e renuncia, visando a administração fina[?] em toda a sua expressão, deseja perpetuar o seu nome como exemplo de trabalho para a posteridade”.

Ata da Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, 4 de maio de 1953.

Com a presença e discurso do governador de São Paulo, Lucas Nogueira Garcez, no dia 13 de Agosto de 1953, a VIA ROMI é inaugurada, com uma grande festa organizada pela prefeitura.

Vista da Via Romi, 1953.

A Via Romi foi ampliada e seu traçado melhorado, porém levaria anos para que fosse asfaltada, mais precisamente 32 anos; e com essa melhoria também veio uma nova alteração em seu nome que, por meio da lei 4.884 de autoria do deputado Vanderlei Macris passou a se chamar Rodovia Comendador Américo Emilio Romi (SP-306).

Placa do D.E.R indicando o início das obras de pavimentação da Rodovia "Comendador Américo Emílio Romi". Junho/1984.

Em junho 1984 iniciaram-se as obras, ao custo de aproximadamente 1,9 bilhões de cruzeiros, permitindo o asfaltamento dos quase 22 quilômetros de rodovia.

Obras de pavimentação na Rodovia "Comendador Américo Emílio Romi". 1985.

Mais uma vez em parceria com DER, e com o apoio do governador Franco Montoro, a obra foi inaugurada na gestão do então prefeito José Maria de Araújo Junior, no dia 14 de Dezembro de 1985. A solenidade ocorreu na divisa dos municípios de Santa Bárbara e Capivari e contou com a presença de autoridades municipais e estaduais, e também dos filhos de Américo Emilio Romi: Giordano, Alvares e Romeu Romi.

Inauguração do asfaltamento na Rodovia "Comendador Américo Emílio Romi". 14/12/1985.

Descerramento da placa na inauguração do asfaltamento na Rodovia "Comendador Américo Emílio Romi". 14/12/1985.

Área de
downloads

Para iniciar o download clique sobre o assunto desejado.

Você também vai gostar de ler: