Publicado em 08/08/2020

No dia 6 de agosto de 1938, aconteceu a cerimônia de lançamento da pedra fundamental do reservatório destinado a recolher a água para o abastecimento da cidade, localizado em terreno doado por João Buford, na Chácara Buford. Em março de 1939, decidiu-se que a captação da água seria feita do Rio Piracicaba conforme determinação da diretoria de engenharia e do departamento das municipalidades. Em 13 de novembro de 1940, jatos de águas vindos do Rio Piracicaba encheram pela primeira vez o reservatório, mas as ligações domiciliares não estavam concluídas. Em 21 de dezembro de 1941, com a presença do secretario do Estado da Agricultura, Paulo de Lima Correia; do diretor do departamento das municipalidades, Gabriel Monteiro da Silva entre outras autoridades locais foi inaugurado oficialmente os serviços de água com o reservatório e as instalações para decantação, filtração e cloração da água. A fotografia de 1941 mostra senhores em frente à Estação de Tratamento de Água (ETA 1) localizada na avenida Monte Castelo. Coleção particular de Olga Cecília Ribeiro Guassi / Fotógrafo: Autor desconhecido.