Publicado em 12/07/2016
Em 14 de julho de 1917, foi inaugurado o Ramal Ferroviário Nova Odessa- Santa Bárbara. Localizada no final da rua Dona Margarida em terreno doado à Companhia Paulista pelo Cel. José Gabriel de Oliveira e Souza, Capitão Joaquim Veríssimo de Oliveira e outros. No local, além do prédio da estação foram construídas as casas para residência do chefe e demais funcionários.
Embora idealizado no início do século XX, somente em 1913 o ramal começou a ser construído pela Cia. Paulista. A linha férrea partiu de Recanto, estação logo após Nova Odessa, chegou a Santa Bárbara em 1917. A construção do trecho entre Santa Bárbara e Piracicaba só ficou pronto em 1922 quando o tráfego foi aberto e inauguradas as estações de Caiubi, Tupi e Piracicaba.
Em 20 de fevereiro de 1977, aconteceu a última viagem de passageiros e a ferrovia passou a ser utilizada para transporte de cargas até ser desativada em 1995.
Em 1988, a Prefeitura Municipal passou a utilizar o espaço como Rodoviária do Município que permaneceu em funcionamento até setembro de 1999.
Em 14 de dezembro de 2007 foi inaugurada a Estação Cultural, um produto de uma área revitalizada pertencente à Rede Ferroviária Federal S/A, cedidos para uso da FUNDAÇÃO ROMI, através do termo de Cessão de Uso de Imóvel, assinado pelas partes em 05 de abril de 2005. Como um espaço público, no local a comunidade pode aprimorar a sua percepção, divulgar valores, trocar vivências, adquirir conhecimentos, experimentar emoções, elaborar pensamentos, tomar iniciativas, construindo a identidade cultural de Santa Bárbara d’ Oeste. Acesse conteúdo sobre a revitalização na área de download.