Publicado em 18/04/2016
A coleção é composta de documentos e aproximadamente 350 imagens
A coleção é composta de documentos e aproximadamente 350 imagens. Os retratos foram fotografados no Brasil e na Alemanha, em sua maioria por fotógrafos profissionais, já que apresentam enquadramento e uma revelação cuidadosa, porém, nem sempre foi possível identificá-los.
A Família Rehder
John Friederich Redher nasceu em 14 de janeiro 1836 em Winzeldorf, Holstein, Alemanha. Seus pais Klauss Rehder e Magdalena Armbrust Rehder e irmãos imigraram para o Brasil desembarcando no porto de Santos em 10 de maio de 1852. A empresa Vergueiro & Cia, com filial em Hamburgo, fez contratos de parceria com 56 famílias de Holstein dispostas a trabalhar no Brasil, entre elas a família Rehder, que se dirigiu para Fazenda São Jerônimo em Limeira de propriedade do Barão Souza Queiroz.
A Família de Klaus Rehder permaneceu pouco tempo na fazenda, já que com o dinheiro da venda do sítio em Winzeldorf comprou a sua propriedade em Rocinha, um sítio localizado entre Jundiai e Campinas. Foi nesse local, que em 24 de abril de 1864, Johann Frierich Rehder casou-se com a alemã Charlotte Auguste Dorothea Lohse. O casal foi residir em Mombuca distrito de Capivari onde nasceram seus filhos Theodoro Guilherme Rehder, João Rehder Filho,Sophia Rehder, Bento Rehder e Isabel Rehder.
Em 1877 João Frederico Rehder, comprou do Barão de Tatuí a Fazenda São Pedro localizada na Vila de Santa Bárbara. No local existiam algumas casas de colonos, mata e a casa grande que passou a ser a residência da família, onde nasceram os últimos filhos do casal: Guilherme Stephano Augusto Rehder, João Gustavo Rehder e Helena Rehder.
João Frederico Rehder instalou na propriedade uma serraria utilizando a madeira proveniente da mata para fazer dormentes e vender a Companhia Paulista de Estrada de Ferro.Com o passar dos anos, iniciou o cultivo da cana-de-açúcar e em 1883 instalou um engenho.
A prosperidade dos negócios e o desenvolvimento da cultura da cana possibilitaram que por volta de 1899, fosse inaugurada a Fábrica de Álcool João Frederico Rehder.
No final do século XIX, as principais edificações da Fazenda São Pedro eram: o engenho, a fábrica de álcool e a casa sede. Além de possuir casa para os colonos e plantações. Alguns desses locais foram registrados por fotógrafos como Guilherme Gaensly, Guilherme Wessel, entre outros, cuja referência desconhecemos.