Sua colaboração vai nos ajudar a fazer o mundo melhor através do desenvolvimento social, cultural e educacional.

Arraste para escolher o valor

Clique e digite outro valor

R$

Publicado em 07/07/2022

Oficina será ministrada pela especialista Luiza Kumagai nos dias 18 e 19 de agosto




O CEDOC - Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi abre inscrições para Oficina de Conservação de Documentos, que será ministrada por Luiza Kumagai nos dias 18 e 19 de agosto de 2022, das 9h às 12h e das 13h às 17h. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas de 7 a 29 de julho no link https://bit.ly/3ssPOmp

Luiza Kumagai é formada em Conservação e Restauro pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) sendo também técnica em Museologia pela Escola Técnica Parque da Juventude. Atualmente, trabalha como Conservadora Pleno no Núcleo de Coleção da Expomus e atua em atelier próprio no atendimento a coleções particulares. Atuou nos projetos de higienização dos acervos da Biblioteca Mario de Andrade e do ICB-USP, no projeto de Conservação e Restauro da documentação do Dr. Vital Brasil no Núcleo Arquivístico do Instituto Butantã e foi responsável pelo acervo da artista Gerty Saruê. Possui experiência em organização de acervos privados, exercendo atividades de conservação, transporte, manuseio e instalação de obras de arte.

Segundo Luiza, que já ministrou cursos na Associação Brasileira de Encadernação e Restauro e no SESC, a proposta da oficina é apresentar os conceitos básicos de conservação de documentos planos. O objetivo é ensinar pequenos procedimentos com materiais de baixo custo que possam ser adquiridos pelos alunos e os estimulem a manter a prática da conservação no acervo.

A oficina será prática com demonstrações e atividades para serem executadas em sala de aula. Serão apresentadas quais ações do dia a dia prejudicam a preservação de livros e documentos como armazenamento e manuseio inadequados e também quais materiais são utilizados erroneamente no reparo de documentos como durex, fita crepe, post-its e quais as substituições podem ser feitas, seguindo os preceitos da conservação e do restauro.

O evento é gratuito, acessível em libras e aos portadores de necessidades especiais, com vagas limitadas destinadas a profissionais que atuam em arquivos, bibliotecas, museus e centros de memória da região de Santa Bárbara d’Oeste. Caso o número de interessados for superior ao número de vagas disponíveis, será realizada uma seleção, com prioridade para os profissionais atuantes nestas instituições.

A Oficina de Conservação de Documentos faz parte do projeto “Preservação dos desenhos técnicos do CEDOC da Fundação Romi”, que tem como objetivo preservar e difundir o acesso a esses documentos históricos pertencentes ao acervo da instituição, que corroboram para a identidade e memória de Santa Bárbara d’Oeste como cidade pioneira na fabricação do Romi-Isetta, o primeiro carro nacional. Esse projeto é apresentado pelo Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura, e com o patrocínio da Romi S.A., por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Serviço - A Oficina de Conservação de Documentos, será ministrada por Luiza Kumagai nos dias 18 e 19 de agosto de 2022, das 9h às 12h e das 13h às 17h no CEDOC da Fundação Romi, localizado na Avenida João Ometto, 200, no Jardim Panambi em Santa Bárbara d’Oeste. O evento é acessível em libras e destinado também aos portadores de necessidades especiais. As inscrições devem ser realizadas de 7 a 29 de julho no link https://bit.ly/3ssPOmp

Receba nossas novidades

19 3499.1558

Av. João Ometo, 200, Jd. Panambi - Santa Bárbara d'Oeste, SP

Que tal uma visita?

© Fundação Romi - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por