Publicado em 27/06/2022

Exposição “Imagens Reveladas. Tesouros Escondidos” pode ser vista até 30 de julho

O Centro Cultural Herman Jankovitz, em Nova Odessa, recebe a partir do dia 28 junho a exposição itinerante “Imagens Reveladas. Tesouros Escondidos”. Após a mostra em diversos locais de Santa Bárbara d'Oeste e Americana, agora a exposição pode ser vista pelos novaodessenses até o dia 30 de julho, de segunda a sexta-feira das 8h às 16h. Excepcionalmente, no dia 30 de julho, o Centro Cultural estará aberto das 8h às 13h.

A mostra é resultado da execução do projeto “Imagens Reveladas. Tesouros Escondidos”, um trabalho de preservação e difusão da coleção do fotógrafo Augusto Strazdin, pertencentes ao seu acervo formado por imagens em papel, negativos de vidro e flexíveis produzidos entre às décadas de 1930 e 1980 que o CEDOC da Fundação Romi está executando desde dezembro de 2019.

“A exposição apresenta 34 fotografias produzidas por Augusto Strazdin distribuídas em 5 painéis que mostram a trajetória do fotógrafo, o registro que produziu da cidade além de retratos feitos no seu estúdio ’Fotografia Santa Bárbara’”, enfatiza a coordenadora do CEDOC da Fundação Romi, Sandra Edilene de Souza Barboza.

Augusto Strazdin (1900-1986) nasceu na Letônia e, em 1927, veio para o Brasil. Como fotógrafo trabalhou em muitas cidades até se estabelecer em Santa Bárbara d'Oeste e, em 1937 montar o estúdio “Fotografia Santa Bárbara”. Por mais de 40 anos produziu muitos retratos, e também fez inúmeras imagens de Santa Bárbara d'Oeste que são de extrema significação para o resgate da memória e da história local, pois, retratam a arquitetura, o cotidiano, a ocupação e o desenvolvimento da cidade.

No projeto “Imagens reveladas. Tesouros Escondidos”, apresentado pelo Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura, e com o patrocínio da Romi S.A., por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, foi realizado o trabalho de registro, digitalização, catalogação, higienização e acondicionamento do acervo do fotógrafo. Esse material está disponível para pesquisa no banco de dados do CEDOC em cdoc.fundacaoromi.org.br.

Serviço - A exposição “Imagens Reveladas. Tesouros Escondidos” pode ser visitada no Centro Cultural Herman Jankovitz, localizado na Avenida João Pessoa, 253 - Centro de Nova Odessa, de 28 de junho a 31 de julho, de segunda a sexta-feira das 8h às 16h. Excepcionalmente no dia 30 de julho o Centro Cultural estará aberto das 8h às 13h.