Sua colaboração vai nos ajudar a fazer o mundo melhor através do desenvolvimento social, cultural e educacional.

Arraste para escolher o valor

Clique e digite outro valor

R$

Publicado em 06/05/2022

Com programação especial, evento conta com ótimas opções para quem deseja presentear



No próximo domingo, 8 de maio, celebração do Dia das Mães, a Estação Cultural da Fundação Romi realiza mais uma edição de sua feira de arte, cultura e gastronomia, a Estação Artesanal, das 8 às 12 horas. “A Estação Artesanal deste domingo comemorativo do Dia das Mães, é uma ótima opção para encontrar presentes exclusivos”, destaca Kíscella Ramos, assistente cultural da Estação Cultural da Fundação Romi.

Realizada desde 2015, a Estação Artesanal, fomenta a economia criativa e valoriza o trabalho daquele que o produz manualmente. A proposta faz parte da Estação Criativa, conjunto de ações e atividades integradas cujo objetivo é oferecer espaço e oportunidades para o desenvolvimento de empreendedorismo no campo da cultura, proporcionando o crescimento dos ciclos de criação, produção e distribuição de bens e serviços que usam a criatividade, a cultura e o capital intelectual como insumos primários.

Durante o evento, a “Associação de Capoeira Motta e Cultura Afro” e o grupo “Capoeira Semeando Cultura - Contramestre Bob”, farão uma apresentação de Samba de Roda e Maracatu, a partir das 9h. “O Maracatu, assim como o Samba de Roda, são manifestações culturais de matriz africana, Patrimônios Imateriais, que carregam memórias e identidade. Buscamos com essas apresentações, manter vivas as tradições do Brasil nos dias de hoje”, explica o contramestre Motta, responsável da Associação de Capoeira Motta e Cultura Afro”.

O Maracatu pernambucano, é marcado por sua percussão e dança e teve sua origem nas congadas – cerimônias de coroação dos reis e rainhas do congo. O Samba de Roda recebe esse nome, pois seus participantes se organizam em círculo para cantar, tocar, dançar e bater palmas. A pessoa que fica no meio da roda tem sua participação com a famosa umbigada e convoca um novo dançarino para o meio. Ambos são declarados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), como Patrimônios Culturais Imateriais do Brasil.

Serviço – A “Estação Artesanal – feira de arte, cultura e gastronomia” acontece no domingo, 8 de maio, das 8 às 12 horas. Mais informações sobre a programação da Estação Cultural da Fundação Romi, oficinas, eventos e inscrições podem ser obtidas através do site www.fundacaoromi.org.br/estacaocultural ou pelos telefones (19) 3455-4830 e 3455-4833. A Estação Cultural da Fundação Romi está localizada na Av. Tiradentes, 02, Centro, Santa Bárbara d'Oeste.

Receba nossas novidades

19 3499.1558

Av. João Ometo, 200, Jd. Panambi - Santa Bárbara d'Oeste, SP

Que tal uma visita?

© Fundação Romi - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por