Publicado em 02/05/2022

Interessados podem inscrever-se para participar das Oficinas de Biojoias e Jardinagem

A Estação Cultural da Fundação Romi abre inscrições, a partir do dia 2 de maio, para duas oficinas oferecidas gratuitamente: a Oficina Biojoias – Decoração com Alan Malves e a Oficina de Jardinagem – com Maria Lia.

A Oficina Biojoias, do criativo manual Alan Malves, será realizada em 3 encontros, nos dias 04, 11 e 18 de junho (sábados), das 14h30 às 16h30. “Biojoias” ou “Ecojoias” são peças produzidas de forma exclusiva e artesanal, com materiais orgânicos como: sementes, frutos, lascas de madeira, fibras vegetais, capim, casca do coco, couro, ossos, penas, escamas, madrepérola e conchas. Segundo Alan Malves, durante a oficina os participantes serão introduzidos à técnica manual para o desenvolvimento de acessórios, além de serem orientados a exercitar a criatividade na confecção de outras peças. “As biojoias, além de valorizar o consumo sustentável, propagam um conceito inovador em moda. A peça, por ser artesanal, se torna única, agregando valor ao trabalho produzido”, completa o oficineiro Alan Malves.

A Oficina Jardinagem, da engenheira agrônoma Maria Lia, será realizada em 3 encontros, nos dias 04, 11 e 18 de junho (sábados), das 8h30 às 11h30. A oficina, específica para o cuidado de rosas, orquídeas e suculentas, tem o objetivo de capacitar os participantes para o cultivo doméstico dessas plantas ornamentais. Técnicas para poda, criação de mudas, adubação e cuidados com pragas serão abordadas e ao final de cada aula haverá o plantio de uma espécie estudada. “Esta oficina visa proporcionar conhecimento para pessoas interessadas em jardinagem, para cuidarem de espécies ornamentais de grande interesse, seja para cultivo em jardins particulares ou até mesmo como fonte de renda”, explica a oficineira Maria Lia.

As aulas são oferecidas gratuitamente e os participantes podem adquirir os kits com os materiais de cada aula diretamente com o oficineiro ou solicitar a lista de materiais necessários para adquiri-los onde desejarem. “As oficinas oferecem aos participantes a oportunidade de aprender técnicas, criar produtos e se desenvolver, econômica e socialmente. Os alunos saem das aulas com produtos que podem ser comercializados e até mesmo gerar renda para cobrir os custos dos kits de materiais utilizados“, comenta a assistente cultural da Estação Cultural, Kíscella Ramos.

As Oficinas Biojoias – Decoração com Alan Malves e Jardinagem – com Maria Lia, estão com inscrições abertas até 22 de maio, com 30 vagas cada. Para participar das oficinas é necessário ter mais de 16 anos e realizar inscrição nos links bit.ly/biojoiasEC (Biojoias) e bit.ly/jardinagemEC (Jardinagem). Mais informações também podem ser obtidas pelos telefones (19) 3455-4830 ou 3455-4833. A Estação Cultural da Fundação Romi fica à Av. Tiradentes, 02, Centro, Santa Bárbara d'Oeste.