Sua colaboração vai nos ajudar a fazer o mundo melhor através do desenvolvimento social, cultural e educacional.

Arraste para escolher o valor

Clique e digite outro valor

R$

Publicado em 05/04/2022

Ação é parte do projeto “IMAGENS REVELADAS. TESOUROS ESCONDIDOS”



Nesta semana acontece a última formação “Potencialidades da Maleta da história como recurso educativo na sala de aula” ministrada pelo especialista em educação patrimonial, arquiteto e urbanista André Faraco. A formação tem como finalidade a construção de subsídios com os professores para a utilização do recurso MALETA DA HISTÓRIA nas salas de aula do Ensino Fundamental I das escolas do município de Santa Bárbara d’Oeste.

Esta ação é parte do projeto “IMAGENS REVELADAS. TESOUROS ESCONDIDOS”, um trabalho de preservação e difusão da coleção do fotógrafo Augusto Strazdin, pertencentes ao acervo do CEDOC da Fundação Romi, formado por imagens em papel, negativos de vidro e flexíveis produzidos entre as décadas de 1930 e 1980. A partir desse acervo, foi criada a ação educativa MALETA DA HISTÓRIA, um recurso didático disponibilizado gratuitamente para as escolas de Santa Bárbara d’Oeste, a fim de possibilitar o ensino da história local a partir das fotografias de Augusto Strazdin.

O material vem acompanhado de sugestões de atividades para serem utilizadas como recurso pedagógico em sala de aula, auxiliando os estudantes a compreenderem a história da cidade onde vivem e a conhecerem os patrimônios históricos do município. “A formação prepara o professor para ensinar os alunos através da MALETA DA HISTÓRIA, permitindo que o seu conteúdo histórico chegue aos estudantes”, explica a coordenadora do CEDOC da Fundação Romi Sandra Edilene de Souza Barboza.

Com o objetivo de democratizar o acesso ao conteúdo da MALETA DA HISTÓRIA, o CEDOC da Fundação Romi disponibiliza o material para o acesso de todos em https://bit.ly/3x0WiNR. Essa ação educativa está alinhada com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) que indica o estudo da cidade como unidade temática no ensino fundamental I, e é uma realização da Fundação Romi apresentada pelo Ministério do Turismo que conta com o patrocínio da Romi, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.


Você também vai gostar de ler:





Receba nossas novidades

19 3499.1558

Av. João Ometo, 200, Jd. Panambi - Santa Bárbara d'Oeste, SP

Que tal uma visita?

© Fundação Romi - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por