Publicado em 07/12/2021

CEDOC da Fundação Romi realiza primeiro roteiro da ação extramuros “Caminhos da História”

Desde de dezembro de 2019, o Centro de Documentação Histórica – CEDOC da Fundação Romi vem executando o projeto “Imagens Reveladas. Tesouros Escondidos”, apresentado pelo Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura, e com o patrocínio da Indústrias Romi, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Trata-se de um projeto a partir do acervo do fotógrafo Augusto Strazdin (1900-1986) que durante décadas registrou Santa Bárbara d'Oeste e seus acontecimentos políticos, sociais e esportivos. A próxima etapa visa ação educativa extramuros “Caminhos da História”, uma caminhada que será realizada no próximo sábado, dia 11 de dezembro, das 09 às 12 horas, com saída da Estação Cultural da Fundação Romi.
O objetivo da atividade é estimular os participantes a registrarem através de fotos, durante a caminhada por pontos históricos de Santa Bárbara d'Oeste, assim como fez Augusto Strazdin. A cidade se modifica dia a dia e poder conhecer a história de algumas construções que resistiram ao tempo é uma possibilidade de atualizar parte daquilo que conhecemos da cidade com o olhar do passado. “Com essa atividade os participantes conhecerão locais e prédios vistos rotineiramente contextualizados historicamente e nessa medida ver a cidade de outra forma”, explica a coordenadora do CEDOC da Fundação Romi Sandra Edilene de Souza Barboza.
Augusto Strazdin nasceu na Letônia e, em 1927, veio para o Brasil. Como fotógrafo trabalhou em muitas cidades até se estabelecer em Santa Bárbara d'Oeste e, em 1937 montar o estúdio “Fotografia Santa Bárbara”. Strazdin em seu estúdio produziu muitos retratos, e também por mais de 40 anos fez inúmeras imagens de Santa Bárbara d'Oeste que são de extrema importância para o resgate da memória e da história local, pois, retratam a arquitetura, o cotidiano, a ocupação e o desenvolvimento do município.
O trajeto da ação “Caminhos da História”, primeiro roteiro, tem Início na Estação Cultural da Fundação Romi, passando pela Companhia Fiação e Tecelagem Santa Bárbara, Defesa Civil, Ouvidoria Municipal, 1º Distrito Policial de Santa Bárbara, Igreja Presbiteriana, EE. José Gabriel de Oliveira, Praça Central, finalizando na Igreja Matriz Santa Bárbara. Os participantes de cada roteiro irão selecionar três fotografias produzidas durante a caminhada e enviar para que passe a fazer parte do acervo do CEDOC. “Assim, um acervo se formará a partir das imagens produzidas durante os roteiros para que no futuro essas fotografias também sirvam de referência para outras pesquisas sobre a transformação da cidade ao longo dos anos”, reitera a coordenadora do CEDOC da Fundação Romi.
Durante o percurso cavaletes estarão em frente a prédios históricos que foram fotografados por Augusto Strazdin a fim de que os participantes da caminhada conheçam a produção fotográfica de Strazdin e, comparem o passado com o presente percebendo assim as mudanças que ocorreram na cidade ao longo desses anos. No mês de outubro será montada uma exposição itinerante, que será aberta ao público em lugares a serem definidos, com imagens selecionadas do acervo Augusto Strazdin, e outras produzidas durante essa ação educativa, pelos participantes. O próximo roteiro será dia 12 de fevereiro de 2022, e os interessados em participar da caminhada poderão se inscrever em janeiro de 2022.