Publicado em 01/12/2021

Estação Cultural da Fundação Romi recebe três orquestras para apresentações no Armazém, em dezembro

Alunos do projeto Ninho Musical durante encontro semanal

Finalizando as atividades de 2021, a Estação Cultural da Fundação Romi recebe uma programação especial de Concertos, em dezembro. São três orquestras, de Santa Bárbara d'Oeste e região, que realizarão exibições gratuitas e abertas ao público.

Quem abre as apresentações é o “Projeto Jovens Músicos - Concertos na Comunidade” com Quinteto de Metais, que trará um repertório com peças de metais e músicas natalinas no dia 17 de dezembro, sexta-feira, às 19h30. A apresentação faz parte do projeto Jovens Músicos, apresentado pelo Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura, realização da AMPi – Associação Amigos da Música de Piracicaba, com o patrocínio ouro da Indústrias Romi, Embramaco e Supermercados Pague Menos e patrocínio prata da Caterpillar, Oji Papéis e Painco, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

No dia 18 de dezembro, sábado, às 19h30, a apresentação é da Orquestra Filarmônica Ninho Musical, resultado do Projeto Ninho Musical, apresentado pelo Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura, e com o patrocínio da Indústrias Romi, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A exibição é acessível em LIBRAS. Sob a regência do maestro Paulo Bellan, que também é coordenador pedagógico do projeto, o público presente poderá conferir o que os alunos aprendem nos encontros, desde teoria musical até práticas de instrumentos, cuidados e afinação, leitura e interpretação de partituras e compreensão de regência. Gratuito, por meio de aulas teóricas e práticas, os alunos, quer tenham vivência ou sejam iniciantes, são inseridos no universo da música instrumental por meio de desafios, onde o aluno que sabe mais dá suporte ao que sabe menos, e a construção do conhecimento acontece de forma vivencial.

A última apresentação da programação especial de dezembro será da Orquestra Filarmônica de Rio Claro, que terá músicas natalinas no repertório. O concerto será no dia 22 de dezembro, quarta-feira, às 19h30 e contará com mais de 40 músicos. O evento é apresentado pelo Ministério do Turismo e pela Romi, por meio da Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal, com patrocínio da Indústrias Romi e Whirlpool, apoio da Astra, Lei Federal de Incentivo à Cultura e Fundação Romi.

O superintendente da Fundação Romi, Vainer Penatti, destaca a programação especial que acontecerá na Estação Cultural da Fundação Romi e aberta a todos. “Teremos três excelentes concertos em nosso espaço plural e multicultural, uma oportunidade fantástica para os que gostam de música”, afirma o superintendente. “Trabalhamos com foco no desenvolvimento social e humano através da educação e cultura. Para isso, oferecemos atividades gratuitas que contribuem para a formação da população de Santa Bárbara d'Oeste e região, através de nossas áreas. Convidamos a todos a prestigiarem essas três noites de concertos”, conclui Vainer Penatti.

As apresentações acontecerão no Armazém da Estação Cultural da Fundação Romi, respeitando todos os protocolos de segurança e higiene. É obrigatório o uso de máscara durante as atividades. As exibições são gratuitas. Mais informações acerca da programação da Estação Cultural da Fundação Romi, oficinas, eventos e inscrições podem ser obtidas através do site www.fundacaoromi.org.br/estacaocultural ou pelos telefones (19) 3455-4830 e 3455-4833. A Estação Cultural da Fundação Romi fica à Av. Tiradentes, 02, Centro, Santa Bárbara d'Oeste. O atendimento é de terça a sábado, das 08 às 17 horas, e domingo, das 08 às 12 horas.