Publicado em 30/11/2021

Estação Cultural da Fundação Romi recebe exposição “Imagens Reveladas. Tesouros Escondidos”

O Centro de Documentação Histórica - CEDOC da Fundação Romi está executando, desde dezembro de 2019, o projeto “Imagens Reveladas. Tesouros Escondidos” um trabalho de preservação e difusão da coleção do fotógrafo Augusto Strazdin, pertencentes ao seu acervo formado por imagens em papel, negativos de vidro e flexíveis produzidos entre às décadas de 1930 e 1980. Iniciou no mês de setembro mais uma fase do projeto: a EXPOSIÇÃO ITINERANTE. O Centro de Memórias Historiados Antonio Carlos Angolini e o Villa Multimall já receberam a mostra, que agora chega à Estação Cultural da Fundação Romi na próxima quarta-feira, dia 01 de dezembro. Localizado na avenida Tiradentes, nº 02, Centro, na antiga Estação Ferroviária de Santa Bárbara, o espaço está aberto para visitação de terça a sábado, das 08 às 17 horas, e domingo, das 08 às 12 horas.

A mostra, que recebeu o mesmo nome do projeto, continua sua circulação por lugares públicos de Santa Bárbara d'Oeste porque já se concluiu o trabalho de registro, digitalização, catalogação, higienização e acondicionamento do acervo do fotógrafo. Esse material está disponível para pesquisa no banco de dados do CEDOC em cdoc.fundacaoromi.org.br. “A exposição apresenta 34 fotografias produzidas por Augusto Strazdin distribuídas em 7 painéis que mostram a trajetória do fotógrafo, o registro que produziu da cidade além de retratos feitos no seu estúdio 'Fotografia Santa Bárbara'”, enfatiza a coordenadora do CEDOC da Fundação Romi Sandra Edilene de Souza Barboza.

Augusto Strazdin (1900-1986) nasceu na Letônia e, em 1927, veio para o Brasil. Como fotógrafo trabalhou em muitas cidades até se estabelecer em Santa Bárbara d'Oeste e, em 1937 montar o estúdio “Fotografia Santa Bárbara”. Por mais de 40 anos produziu muitos retratos, e também fez inúmeras imagens de Santa Bárbara d'Oeste que são de extrema significação para o resgate da memória e da história local, pois, retratam a arquitetura, o cotidiano, a ocupação e o desenvolvimento da cidade.

Para a exposição foram produzidas 16 imagens de edifícios que Strazdin fotografou no passado para que de forma comparativa o público possa visualizar o antes e o depois como a Igreja Matriz Santa Bárbara, EE. José Gabriel de Oliveira, EE. Professor Inocêncio Maia, ETA 1 entre outros. Esse projeto é apresentado pelo Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura, e com o patrocínio da Indústrias Romi, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Serviço- A exposição “Imagens Reveladas. Tesouros Escondidos” pode ser visitada de 01 a 19 de dezembro de 2021, na Estação Cultural da Fundação Romi, avenida Tiradentes, nº 02, Centro, antiga estação ferroviária de Santa Bárbara, de terça a sábado, das 08 às 17 horas, e domingo, das 08 às 12 horas.