Você está utilizando uma versão desatualizada do seu navegador. Pode ser que algumas opções do site não funcionem corretamente.
Clique abaixo para atualizar seu navegador ou baixar outro:
Sua colaboração vai nos ajudar a fazer
o mundo melhor através do desenvolvimento
social, cultural e educacional.
Instituição da Fundação Romi pelo Comendador Américo Emílio Romi e sua esposa Olímpia Gelli Romi, para dar assistência médica, recreativa e educacional a todos os funcionários e seus dependentes da Máquinas Agrícolas Romi Ltda.
Assinatura do 1º Convênio entre a Fundação Romi e a Indústrias Romi, para manutenção da Instituição e destinação de recursos com anuência do Ministério Público.
1973
29 de Junho
Lançamento da “Pedra Fundamental” do Clube de Campo, oficialmente inaugurado em 1977.
Em março de 1975, a Secretaria de Estado dos Negócios da Educação e a Indústrias Romi efetuaram um convênio para a implantação do Curso de Eletrônica no Instituto de Educação Comendador Américo Emílio Romi. O curso para a preparação e a formação de Técnicos de Eletrônica Industrial em nível de 2º grau teve a aula inaugural em 4 de abril de 1975, realizada no Esporte Clube Barbarense. Em 1º de março de 1979 foi assinado um novo Termo de Convênio, em substituição ao Convênio Celebrado em 1975 e a partir de então, o convênio passou a ser entre a Secretaria de Estado da Educação e a Fundação Romi.
Aditivo do Convênio firmado entre a Fundação Romi e a Indústrias Romi, para manutenção da instituição e destinação de recursos, com anuência do Ministério Público.
1982
29 de Junho
Inauguração do prédio para o funcionamento do Instituto Técnico de Eletrônica Industrial.
Inauguração do Núcleo de Difusão de Tecnologia, um centro de pesquisas de vanguarda, divulgando tecnologias de última geração. Contava com a parceria da Indústrias Romi.
Aula inaugural do Núcleo de Educação Integrada, programa de educação complementar para alunos de 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental das escolas públicas de Santa Bárbara d’Oeste. Em dezembro do mesmo ano aconteceu a celebração de conclusão da primeira turma.
27 de Dezembro
Aditivo do Convênio firmado entre a Fundação Romi e a Indústrias Romi, para manutenção da instituição e destinação de recursos, com anuência do Ministério Público.
Assinatura do Convênio para a criação do Centro Técnico e Pedagógico de Apoio à Formação de Formadores (CTPA), resultado do Convênio firmado entre o SENAI - São Paulo, Fundação Romi, Indústrias Romi, Fundação Vitae, Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR) e Ministério da Educação.
Inauguração do Centro Técnico e Pedagógico de Apoio à Formação de Formadores (CTPA), local para formação e capacitação pedagógica de docentes técnicos do Brasil e América Latina.
Lançamento do livro “Projeto Piloto de Complementação Escolar do Ensino Oficial” organizado pelo, então, Superintendente da Fundação Romi Liu Fat Kam e por Sueli Torres, na época, Coordenadora do Núcleo de Educação Integrada.
Aditivo do Convênio firmado entre a Fundação Romi e a Indústrias Romi, para manutenção da instituição e destinação de recursos, com anuência do Ministério Público.
1999
29 de Junho
A Fundação Romi passa a atender seus beneficiários exclusivamente nas áreas de Educação e Cultura, deixando de atuar na área de Saúde.
2000
29 de Junho
Reforma do Estatuto Social da Fundação Romi, redefinindo o foco de atuação da entidade, passando o atendimento a toda comunidade, priorizando as crianças e os adolescentes e as áreas de educação e cultura.
19 de Dezembro
Assinatura do Convênio atual, firmado entre a Fundação Romi e a Indústrias Romi, para manutenção da instituição e destinação de recursos, com anuência do Ministério Público.
2001
25 de Julho
25 a 27 de julho - “I Encontro de Educadores” promovido pelo Núcleo de Educação Integrada.
Lançamento do livro “Memória Urbana: uma análise espacial da Praça Central de Santa Bárbara d’Oeste”, escrito pela Professora Maria Cecília Nogueira Linardi e editado em parceria com a Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP).
Início do Projeto LEP (Logo na Escola Pública) realizado através da parceria firmada entre a Fundação Romi, a Secretaria Municipal de Educação de Santa Bárbara d’Oeste e a People Educação Ltda.
Início das aulas do Núcleo de Educação Integrada como escola regular do Ensino Fundamental II. Em 6 de dezembro do mesmo ano aconteceu a formatura da primeira turma.
Início das aulas do Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil como escola regular do Ensino Infantil. Em 12 de dezembro do mesmo ano aconteceu a formatura da primeira turma.
Descerro das placas de revitalização das casas dos funcionários da Rede Ferroviária Federal - arquitetura patrimonial integrante do acervo da Estação Ferroviária de Santa Bárbara d’Oeste e, atualmente, parte do complexo da Estação Cultural.
Em 29 de Junho de 2017 a Fundação Romi celebra seus sessenta anos. Com o mote "construindo o conhecimento" a instituição manifesta o quanto, desde 1957, é fascina por educação e cultura. E, acima de tudo, por transformar a história das pessoas.
Inauguração da ampliação das instalações do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi com a reforma e readequação do edifício localizado no edifício da Avenida João Ometto, 118.