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As obras do ramal para ligar as linhas da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, partindo de Nova Odessa e terminando em Piracicaba, foram solicitadas ao governo do Estado de São Paulo em 1902, mas somente tiveram início a partir de 1913. A construção do primeiro trecho da via férrea até Santa Bárbara demorou mais do que o planejado, em virtude da 1ª Guerra Mundial, que dificultou a importação de produtos, como a aquisição de trilhos.


Trecho do Relatório nº 53 da Directoria da Companhia Paulista de Vias Ferreas e Fluviaes para a Sessão de Assembléa Geral em 30 de junho de 1902.




Com o avanço das obras, quilômetros de linhas cortaram Santa Bárbara, pontes foram construídas e, próximo ao Ribeirão dos Toledos foram edificados os prédios para a instalação da estação, das residências do chefe e demais funcionários da Companhia Paulista de Estrada de Ferro. Em 14 de julho de 1917, foi inaugurado o ramal partindo de Nova Odessa, passando pelo posto telegráfico de Recanto (onde ficava a chave utilizada para a mudança da linha), terminando na Estação de Santa Bárbara.




Estação de Santa Bárbara.1917. Foto: autor desconhecido. Acervo CEDOC- Fundação Romi



Antes da inauguração da Estação de Santa Bárbara, em 1917, a cidade já contava com uma linha férrea particular em toda a propriedade da Companhia de Estrada de Ferro e Agrícola Santa Bárbara (conhecida como Usina Santa Bárbara), inaugurada em 25/07/1914. Com a chegada dos trilhos da Companhia Paulista, a usina construiu uma linha ligando as linhas férreas.

Em agosto de 1919, foram retomados os trabalhos de execução das obras de continuidade do ramal em direção a Piracicaba.


Construção do ramal de Piracicaba. Reprodução da revista A Paulista, julho de 1922.


Em 29 de julho de 1922, foi oficialmente aberto o ramal partindo de Nova Odessa passando por Recanto, Santa Bárbara, e seguindo para Piracicaba. Nesse dia foram inauguradas as Estações de Caiubi, Tupi, Taquaral e Piracicaba.



A Estação Ferroviária de Santa Bárbara realizou o serviço de transporte de passageiros de 1917 a 1977, período em que do local partiram e chegaram inúmeros viajantes.


Senhores na gare da Estação Ferroviária. Década de 1940. Acervo CEDOC- Fundação Romi





Além dos viajantes, entre chegadas e partidas embarcavam pela linha férrea a produção industrial e açucareira do município que prestou esse serviço até o ano 1995, quando o ramal ferroviário de Nova Odessa a Piracicaba foi desativado.


Carregamento de açúcar na Estação da Paulista. Década de 1940. Acervo CEDOC- Fundação Romi

Em 1988, a Prefeitura Municipal passou a utilizar o espaço como Rodoviária que permaneceu em funcionamento até setembro de 1999.

Vista da Rodoviária de Santa Bárbara d’Oeste funcionando na antiga Estação Ferroviária. 1990. Acervo CEDOC- Fundação Romi

Em 14 de dezembro de 2007, foi inaugurada a Estação Cultural, um produto de uma área revitalizada pertencente à Rede Ferroviária Federal S/A, cedidos para uso da FUNDAÇÃO ROMI, através do termo de Cessão de Uso de Imóvel, assinado pelas partes em 5 de abril de 2005. Como um espaço público, no local a comunidade pode aprimorar a sua percepção, acerca da cultura regional, divulgar valores, trocar vivências, adquirir conhecimentos, experimentar emoções, elaborar pensamentos, tomar iniciativas e ajudar a constituir a identidade cultural da região de Santa Bárbara d’Oeste.


Estação Cultural da Fundação Romi. 2009. Acervo CEDOC- Fundação Romi.



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