Sua colaboração vai nos ajudar a fazer o mundo melhor através do desenvolvimento social, cultural e educacional.

Arraste para escolher o valor

Clique e digite outro valor

R$

Ação educativa do CEDOC voltada as escolas municipais, estaduais e particulares localizadas no município de Santa Bárbara d’Oeste.


A MALETA DA HISTÓRIA faz parte do projeto “IMAGENS REVELADAS.TESOUROS ESCONDIDOS”, um trabalho de preservação e difusão da coleção do fotógrafo Augusto Strazdin, pertencentes ao acervo do Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi (CEDOC) formado por imagens em papel, negativos de vidro e flexíveis produzidos entre às décadas de 1930 e 1980. A partir desse acervo foi criada a ação educativa MALETA DA HISTÓRIA, um recurso didático disponibilizado gratuitamente para as escolas de Santa Bárbara d’Oeste, a fim de possibilitar o ensino da história local a partir das fotografias de Augusto Strazdin.

Essa ação educativa está alinhada com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) que indica o estudo da cidade como unidade temática no ensino fundamental I, e é uma realização da Fundação Romi apresentada pelo Ministério do Turismo que conta com o patrocínio da Indústrias Romi, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.


Informações sobre o projeto:

O QUE É? Recurso pedagógico elaborado pelo CEDOC da Fundação Romi para auxiliar no ensino da história local que será distribuído gratuitamente para as escolas participantes.

PÚBLICO ALVO: Escolas de Ensino Fundamental I, em especial estudantes do 3º, 4º e 5º ano, localizadas em Santa Bárbara d’Oeste.

O QUE TEM NA MALETA? Material para uso do professor: [1] Guia do Professor, [2] 1 Fantoche, [3] 1 cartaz em formato A1 – Linha do tempo da vida do fotógrafo Augusto Strazdin, [4] 1 cartaz em formato A1 – Conhecendo os patrimônios históricos de Santa Bárbara d’Oeste, [5] 1 cartaz em formato A1 – Augusto Strazdin Retratos de Estúdio.

Atividades para os alunos: [1] Máquina fotográfica lúdica, [2] Celular de papel para selfie, [3] Jogos da memória, [4] Quebra cabeça informativo, [5] Texto informativo sobre os patrimônios históricos.

ADESÂO AO PROJETO: Participação de dois educadores da unidade escolar no curso de Formação “Potencialidades da Maleta da história como recurso educativo na sala de aula”. Os educadores irão receber certificado de participação com carga horária de 10 horas (2h de formação 8h do trabalho em sala de aula).

O CURSO DE FORMAÇÃO: Ministrado pelo especialista em educação patrimonial, arquiteto e urbanista André Faraco, a formação tem como finalidade a construção de subsídios com os professores para a utilização do recurso “Maleta da história” na sala de aula. Conteúdos que serão trabalhados: [1] Apresentação do projeto; [2] Apresentação do material que compõe a Maleta da história; [3] Potencialidades e oportunidades de utilização; [4] Potencialidades e oportunidades da utilização do material para além do espaço e da temporalidade abrangidos pelo material.

OPÇÕES DE DATAS PARA PARTICIPAÇÃO DA FORMAÇÃO

1) 24/03/2022- quinta-feira- das 18h30 às 20h30

2) 31/03/2022- quinta-feira- das 18h30 às 20h30

3) 07/04/2022- quinta-feira- das 18h30 às 20h30

INSCRIÇÕES

Através do formulário disponível em https://bit.ly/formacaomaletadahistoria


Receba nossas novidades

19 3499.1558

Av. João Ometo, 200, Jd. Panambi - Santa Bárbara d'Oeste, SP

Que tal uma visita?

© Fundação Romi - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por