O Centro de Documentação Histórica - CEDOC da Fundação Romi está executando, desde dezembro de 2019, o projeto “Imagens Reveladas. Tesouros Escondidos” que tem o encerramento, previsto para agosto de 2021.

Esse projeto do CEDOC é realizado a partir do acervo do fotógrafo Augusto Strazdin (1900-1986) o qual durante décadas registrou através de suas lentes a cidade e os acontecimentos políticos, sociais e esportivos de Santa Bárbara d’Oeste. A partir desse acervo estão sendo realizadas ações educativas e de fomento envolvendo profissionais especializados da área de memória, escolares e a comunidade regional.

Ações do projeto:

De 17 a 20/02/2020 aconteceu no CEDOC o curso de “Conservação de chapas em vidro e filmes fotográficos” ministrada pelo conservador Leandro Melo onde 15 profissionais e atuam em arquivos, bibliotecas, museus e centros de memória da região foram capacitados para o diagnóstico, o planejamento e a execução de ações de conservação de acervos de chapas em vidro e filmes fotográficos.

Em outubro de 2020, a equipe técnica do CEDOC terminou o trabalho de higienização, acondicionamento e digitalização de 498 chapas de vidro e em abril de 2020 serão concluídos os trabalhos técnicos de preservação e difusão dos negativos flexíveis de suporte plástico que somam mais de 1.000 chapas. Todo esse acervo está disponível para pesquisa no banco de dados do CEDOC cdoc.fundacaoromi.org.br.

Em 12 abril de 2020 o público poderá conferir mais uma ação do projeto “Imagens Reveladas. Tesouros Escondidos”. Trata-se de uma mostra fotográfica extramuros do acervo do fotógrafo Augusto Strazdin que está preservado no CEDOC da Fundação Romi. Composta por 10 painéis com imagens da década de 1940 e1950 que fará o visitante fazer uma viagem no tempo com os desfiles cívicos dos ano de 1950. Outras pessoas irão reconhecer os locais, prédios fotografados por Strazdin que sobreviveram ao tempo como a Igreja Matriz Santa Bárbara, a ETA 1, a Escola Estadual Comendador Américo Emílio Romi, a Fundação Romi, entre outros.

Higienização negativos de vidro - CEDOC da Fundação Romi