O Centro de Documentação Histórica - CEDOC da Fundação Romi está executando, desde dezembro de 2019, o projeto “Imagens Reveladas. Tesouros Escondidos” que tem o encerramento, previsto para agosto de 2021.

Esse projeto do CEDOC é realizado a partir do acervo do fotógrafo Augusto Strazdin (1900-1986) o qual durante décadas registrou através de suas lentes a cidade e os acontecimentos políticos, sociais e esportivos de Santa Bárbara d'Oeste. A partir desse acervo estão sendo realizadas ações educativas e de fomento envolvendo profissionais especializados da área de memória, escolares e a comunidade regional.

PROJETO “IMAGENS, REVELADAS. TESOUROS ESCONDIDOS” – PRONAC 185305. Apresentado pelo Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura, e com o patrocínio da Indústrias Romi, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Ações do projeto:

HIGIENIZAÇÃO, ACONDICIONAMENTO E DISPONIBILIZAÇÃO DO ACERVO

De 17 a 20/02/2020 aconteceu no CEDOC o curso de “Conservação de chapas em vidro e filmes fotográficos” ministrado pelo conservador Leandro Melo onde 15 profissionais que atuam em arquivos, bibliotecas, museus e centros de memória da região foram capacitados para o diagnóstico, o planejamento e a execução de ações de conservação de acervos de chapas em vidro e filmes fotográficos.

Em outubro de 2020, a equipe técnica do CEDOC terminou o trabalho de higienização, acondicionamento e digitalização de 498 chapas de vidro e em dezembro de 2021 foram concluídos os trabalhos técnicos de preservação e difusão dos negativos flexíveis de suporte plástico que somam mais de 1.000 chapas. Todo esse acervo está disponível para pesquisa no banco de dados do CEDOC cdoc.fundacaoromi.org.br.

Confira o vídeo onde a equipe do CEDOC apresenta o processamento técnico dos negativos de vidro.

EXPOSIÇÃO ITINERANTE: IMAGENS REVELADAS. TESOUROS ESCONDIDOS
Mostra fotográfica, que recebeu o mesmo nome do projeto, está em circulação por lugares públicos de Santa Bárbara d'Oeste. A exposição apresenta 34 fotografias produzidas por Augusto Strazdin distribuídas em 7 painéis que mostram a trajetória do fotógrafo, o registro que produziu da cidade além de retratos feitos no seu estúdio "Fotografia Santa Bárbara".

Confira a versão virtual da exposição no vídeo abaixo:

CAMINHOS DA HISTÓRIA
Ação educativa do CEDOC da Fundação Romi junto à comunidade a partir do acervo do fotógrafo Augusto Strazdin (1900-1986), que durante décadas registrou Santa Bárbara d’Oeste e seus acontecimentos políticos, sociais e esportivos. Os registros fotográficos de Strazdin foram utilizados para compor os dois roteiros temáticos com o objetivo de estimular os participantes a fotografar Santa Bárbara d’Oeste.

Roteiro I: Início na Estação Cultural da Fundação Romi passando pela Companhia Fiação e Tecelagem Santa Bárbara, Defesa Civil, Ouvidoria Municipal, 1º Distrito Policial de Santa Bárbara d’Oeste, Igreja Presbiteriana, EE. José Gabriel de Oliveira, Praça Central, finalizando na Igreja Matriz Santa Bárbara. Clique aqui e confira o guia do roteiro. Conheça também os painéis utilizados durante a realização da atividade. Clique aqui.

Roteiro II: Início no Museu da Imigração passando pela Praça 9 de Julho, Centro de Memórias Historiador Antonio Carlos Angolini, Escola Estadual Professor Inocêncio Maia, Avenida Monte Castelo, Hospital Santa Bárbara finalizando na ETA 1- Estação de Tratamento de Água/ Museu da Água. Clique aqui e confira o guia do roteiro. Conheça também os painéis utilizados durante a realização da atividade. Clique aqui.