No acervo do CEDOC há uma série de TELEFONES, objetos que auxiliam no entendimento da evolução desse meio de comunicação criado por Alexander Graham Bell, em 1876.
Você consegue imaginar o dia-a-dia sem o telefone? Principalmente o celular?
É fato, que hoje o TELEFONE é o meio de comunicação mais usado e à medida que foi evoluindo, também foi se popularizando.
Confira alguns exemplares de telefones que fazem parte do acervo do CEDOC.
TELEFONE DE PAREDE- 1901.
Do que ele é feito? O telefone é feito de madeira com componentes de metal, duas pilhas grandes, uma manivela, uma extensão para voz e uma extensão para ouvir.
Como ele funcionava? Para realizar uma ligação era necessário girar a manivela do aparelho, que por sua vez, criava uma corrente elétrica alternada para a condução de uma ligação. Essas correntes alternadas percorriam cabos elétricos que eram instalados nos postes de iluminação das cidades e que faziam conexões diretas, cabo a cabo, com as centrais telefônicas e, sucessivamente com outras casas que possuíam o aparelho telefônico.
TELEFONE DA COMPANHIA TELEFÔNICA BRASILEIRA (CTB)- DÉCADA de 1950
Do que ele é feito? O aparelho é feito de plástico com componentes elétricos. O modelo não possui números, mas uma manivela para realizar as ligações além de fone para fazer ou atender uma chamada. Uma extremidade do fone tem um microfone, junto ao qual a pessoa fala; a outra extremidade tem um pequeno alto-falante, pelo qual se escuta.
Como ele funcionava? Para realizar uma ligação era necessário girar a manivela do aparelho, que por sua vez, criava uma corrente elétrica alternada para a condução de uma ligação. Essas correntes alternadas percorriam cabos elétricos, que eram instalados nos postes de iluminação das cidades, e que faziam conexões diretas, cabo a cabo, com as centrais telefônicas e sucessivamente com outras casas que possuíam o aparelho telefônico.
TELEFONE DE DISCO COBRA - 1957
Do que ele é feito? O aparelho é feito de plástico com componentes elétricos. Os locais que são utilizados para ouvir e falar ficam na parte frontal do telefone. O discador, em forma de disco, fica localizado na base do telefone e conta com os números de 0 a 9. Juntamente com o disco há um botão central que tem a função de ligar e desligar o telefone.
Como ele funcionava? Para ligar o aparelho era necessário levanta-lo para discar o número desejado. Após a discagem do número a ligação era realizada. Para encerrar uma ligação bastava colocar o telefone em uma superfície plana.
TELEFONE ERICSSON DBH CTB - 1960
Do que ele é feito? O aparelho é feito de plástico com componentes elétricos. Ele possui um disco central com números de 0 a 9, localizados na parte superior da peça, além de fone para fazer ou atender uma chamada. Uma extremidade do fone tem um microfone, junto ao qual a pessoa fala; a outra extremidade tem um pequeno alto-falante, pelo qual se escuta.
Como ele funcionava? Para realizar a ligação era necessário tirar a alça do gancho e discar o número desejado. Após a discagem do número a ligação era realizada automaticamente. Para encerrar uma ligação bastava colocar a alça de volta no aparelho.
TELEFONE ERICSSON DGL - 1977/78
Do que ele é feito? O aparelho é feito de plástico com componentes elétricos. Ele possui um disco central com números de 0 a 9, localizados na parte superior da peça além de fone para fazer ou atender uma chamada. Uma extremidade do fone tem um microfone, junto ao qual a pessoa fala; a outra extremidade tem um pequeno alto-falante, pelo qual se escuta.
Como ele funcionava? Para realizar a ligação era necessário tirar a alça do gancho e discar o número desejado. Após a discagem do número a ligação era realizada automaticamente. Para encerrar uma ligação bastava colocar a alça de volta no aparelho.
TELEFONE GTE / STARLITE - 1980/90
Do que ele é feito? O aparelho é feito de plástico com componentes elétricos. Ele possui um disco central com números de 0 a 9, localizados na parte superior do objeto, além de fone para fazer ou atender uma chamada. Uma extremidade do fone tem um microfone, junto ao qual a pessoa fala; a outra extremidade tem um pequeno alto-falante, pelo qual se escuta. O aparelho foi popularmente apelidado de “tijolinho de disco” no Brasil.
Como ele funcionava? Para realizar a ligação era necessário tirar a alça do gancho e discar o número desejado. Após a discagem do número a ligação era realizada automaticamente. Para encerrar uma ligação bastava colocar a alça de volta no aparelho.
TELEFONE EMFT 15 - 1980/90
Do que ele é feito? O aparelho é feito de plástico com componentes elétricos. Ele possui um teclado que vai de 0 a 9 e teclas para outras funções específicas como o (Flash), (Mode), (LND), (#) e (*), além de fone para fazer ou atender uma chamada. Uma extremidade do fone tem um microfone, junto ao qual a pessoa fala; a outra extremidade tem um pequeno alto-falante, pelo qual se escuta.
Como ele funcionava? Para realizar uma ligação era necessário tirar a alça do gancho e teclar o número desejado. Após teclar o número a ligação era realizada automaticamente. Para encerrar uma ligação bastava colocar a alça de volta no aparelho.
TELEFONE MOTOROLA MICROTAC - 1995
Do que ele é feito? O aparelho é feito de peças eletrônicas, plástico e borracha. O modelo conta com uma bateria removível na parte traseira e teclas na parte frontal que são protegidas por um compartimento. O telefone conta também com uma antena, entrada para fones de ouvido e teclas específicas para enviar mensagens de texto.
Como ele funcionava? Antes da invenção chip, qualquer celular para fazer ligações precisava habilitar uma linha. Para realizar uma ligação era necessário abrir a aba que protege as teclas, ligar o aparelho e teclar o número desejado. Após teclar o número a ligação era realizada automaticamente. Para encerrar uma chamada, bastava apertar um botão específico.
TELEFONE STARTAC ST7760 - 1998
Do que ele é feito? O aparelho é feito de peças eletrônicas, plástico e borracha. O modelo é dividido em duas partes, sendo a superior composta pela tela e a parte inferior pelo teclado. A bateria é removível e está localizada na parte traseira do aparelho. O telefone conta também com uma antena, entrada para fones de ouvido e teclas específicas para enviar mensagens de texto.
Como ele funcionava? Para realizar uma ligação era necessário abrir o aparelho e teclar o número desejado. Após teclar o número a ligação era realizada automaticamente. Para encerrar uma chamada, bastava apertar um botão específico.
TELEFONE SAMSUNG SGH (C510L) - 2008
Do que ele é feito? O aparelho é feito de peças eletrônicas, plástico e borracha. O modelo é dividido em duas partes, sendo a superior composta pela tela e a parte inferior pelo teclado. A bateria é removível e está localizada na parte traseira do aparelho. O telefone conta também com uma antena, entrada para fones de ouvido, teclas específicas para enviar mensagens de texto, câmera fotográfica e chip.
Como ele funcionava? Para realizar uma ligação era necessário abrir o aparelho e teclar o número desejado. Após teclar o número a ligação era realizada automaticamente. Para encerrar uma chamada bastava apertar um botão específico.