E-book Santa Bárbara d'Oeste 200 Anos
Quando surgiu a ideia de reeditar o Livro da História de Santa Bárbara d’Oeste, versão original de 2008, para comemorar o aniversário de 200 anos da cidade, foi pensada uma edição visando atualizar as informações contemporâneas, revisando os dados históricos, o que nos parecia mais viável do ponto de vista do contexto histórico que marcasse o momento local.
Reunimos Sergio Vale, da Editora Komedi, responsável pela primeira edição, o escritor José Pedro Soares Martins, autor do texto da primeira edição, os historiadores Sandra Edilene Souza Barboza, coordenadora do CEDOC da Fundação Romi e Antonio Carlos Angolini, ex-chefe do CEDOC, responsáveis pela organização do acervo histórico e revisores do texto da primeira edição. Juntou-se a nós também o fotógrafo e editor Ricardo Martins, da Editora Kongo, responsável por esta segunda edição.
Nessa reunião concluímos que a melhor opção seria um novo projeto com o apoio do MinC – Ministério da Cultura, com o incentivo da Lei Rouanet, permitindo assim fazer uma reedição à altura do que gostaríamos e a cidade merecia, uma revisão completa dos dados históricos e a atualização das informações contemporâneas.
Após a aprovação pelo MinC, para captação do recurso com incentivo da Lei Rouanet, conseguimos o apoio das empresas Denso do Brasil e Indústrias Romi, ambas localizadas em Santa Bárbara d’Oeste, que acreditaram no projeto e entenderam a importância dessa obra e do momento histórico do bicentenário da cidade, um momento que não poderia passar em branco sem um registro histórico tão relevante.
Agradecemos a todos os participantes deste projeto, que juntos acreditaram na proposta e caminharam até aqui para a concretização de mais este sonho, assim como o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e da Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste. Esta obra literária vem fortalecer os laços da população com sua história, mostra os primeiros tempos na cidade fundada por Dona Margarida da Graça Martins, a chegada dos imigrantes americanos, italianos e muitos outros que aqui vieram para fazer dessa terra a sua casa. Apresenta o surgimento das usinas, as primeiras indústrias e o crescimento populacional na zona leste do município, composta em grande parte por migrantes de várias partes do estado de São Paulo e exibe um panorama cultural da bicentenária Santa Bárbara d’Oeste.
Esta é a história de nossa Santa Bárbara d’Oeste, com a qual o leitor poderá se deleitar nas páginas seguintes.
Boa leitura.
Vainer João Penatti
Superintendente
Fundação Romi