Available courses

Queridos alunos e alunas,

Sejam bem-vindos ao estudo para a OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia 2020.

Este espaço será dedicado a inclusão de materiais para estudo e aprendizado em Astronomia e Astrofísica.

Estaremos, Profa. Brigida e Prof. Alexandre, prontos para ajudá-los/las no que for necessário.

contem conosco!!!

Bem-vindos ao curso de Língua Portuguesa e Literatura.

Esse espaço de partilha é destinado ao pensar coletivo das ações pedagógica do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi..

Foi pensado para otimizar tempo e aproximar intenções ao tecermos as Metas Gerais que nortearão o trabalho educativo de 2020.

Justificativa

Promover uma reflexão profunda sobre o “HOMEM” em todas suas dimensões, parece-nos uma excelente oportunidade de promover aos jovens que se situem no tempo e no espaço de maneira que, ao se compreenderem  como humanos, possam conhecer, refletir e analisar o mundo que os cercam e sua real importância no planeta. Ao compreenderem seu desenvolvimento evolutivo, trajetória histórica, social, política, ética e ecológica possam se situar e atuar como cidadãos do mundo.

Objetivo Geral

Conhecer, refletir, analisar e inferir sobre o papel do Homem historicamente construído através dos tempos e projetar através de suas descobertas possíveis soluções para os dilemas contemporâneos presentes no contexto atual que vivem.

Metodologia

Através da Metodologia por Projetos os alunos serão incentivados a pesquisar sobre o Tema e Subtemas apresentados pelos professores e buscarem respostas aos desafios propostos pelas disciplinas de maneira interdisciplinar. Após o processo de pesquisa e sistematização dos conceitos propostos os alunos serão motivados a proporem outros problemas por centro de interesse e apresentarem suas descobertas e possíveis soluções através da criação de protótipos que representem suas reflexões sobre o tema desenvolvido durante todo processo. Serão utilizadas Metodologias Ativas da aprendizagem como PBL, Aula Invertida, Design Thinkin, Perr Instrucion e Ensino Hibrido.

Recursos

Os professores e alunos deverão utilizar recursos diferenciados para manifestarem, produzirem, criarem e apresentarem suas descobertas e protótipos aos colegas e toda Comunidade Escolar.

Avaliação

Os alunos serão avaliados durante todo o processo de maneira que os resultados indiquem aos docentes e ao próprio aluno sua caminhada e caminhos a serem percorridos

SUB-TEMAS

1º Bimestre – A Evolução

2º Bimestre – Direitos Humanos

3º Bimestre – Cidadão do Mundo

4º Bimestre – Vida, família e valores

CENTRO DE INTERESSE - Projetado pelos alunos ao longo do ano

Este curto é destinado para curiosos de história

Este curso se destina aos interessados em aprofundar em projetos desenvolvidos com  a placa Arduino.

Este curso é destinado aos interessados em robótica educacional, utilizando a plataforma Arduino.

“ A disciplina de ARTE, nos anos finais do Ensino Fundamental II, proporciona aos alunos a ampliação do seu universo cultural e artístico, bem como possibilita aos estudantes o diálogo com as outras áreas do conhecimento, com maior autonomia em suas vivências e experiências com as diferentes linguagens.”urso se destina a novos desafios da disciplina de Arte no ano de 2019.

Esta disciplina tem o objetivo de contemplar os conteúdos previstos no Ensino Infantil, sob a ótica da Educação Física e da Cultura Corporal de Movimento.

EMENTA>

O curso procura discutir as relaçóes da humanidade no tempo e no espaço.

A disciplina tem como objetivo ...

A disciplina tem como objetivo...

Esse curso se destina aos alunos dos sextos e sétimos anos do Fundamental II.

O presente curso se destina aos alunos do 1° ano do Ensino Médio, do ano letivo de 2019, da matéria de Língua Portuguesa.

Nesta plataforma iremos disponibilizar todas as atividades, separadas em bimestres, do curso de matemática do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi

Este curso destina-se a alunos do Ensino Fundamental II - 8º e 9º anos.

Esse curso destina-se a trabalhar a matemática e suas linguagens deforma lúdica e criativa.

Ementa

A oralidade, a leitura, a interpretação, a escrita e a gramática como princípios norteadores da disciplina Língua Portuguesa, nos anos finais do Ensino Fundamental II, baseados em projetos. Concepções teóricas e práticas da Literatura Brasileira e da Portuguesa.

educação

Este curso nasce do desejo de pensarmos possibilidades inovadoras na educação básica, em um contexto social complexo e desafiador, demandando, assim, novas respostas e soluções inovadoras ao novo mundo do trabalho, como as novas formas de relações interpessoais.

Entende-se que a conjuntura social é um apelo vivo ao modelo de educação na qual o Brasil está inserido, por isso este modelo é chamado ao reencontro com seus processos educacionais, para que sejam favoráveis ao desenvolvimento de pessoas com pensamento autônomo e crítico. À educação  cabe, então, o amplo diálogo e profunda relação com este contexto, pois este ambiente deve retroalimentar os conteúdos que ora solicitam uma análise ainda mais abrangente e de cunho problematizador, sabendo-se que, por serem esses conteúdos complexos, são, por sua vez, um convite ao estudo de conjunturas para o pensar em redes, conectando saberes em prol de soluções inovadoras.

O que é?
O Aprendizado Baseado em Problemas (Problem-Based Learning - PBL) destaca o uso de um contexto clínico para o aprendizado, promove o desenvolvimento da habilidade de trabalhar em grupo, e também estimula o estudo individual, de acordo com os interesses e o ritmo de cada estudante. O aprendizado passa a ser centrado no aluno, que sai do papel de receptor passivo, para o de agente e principal responsável pelo seu aprendizado.Os professores que atuam como tutores (ou facilitadores) nos grupos têm a oportunidade de conhecer bem os estudantes e de manter contato com eles durante todo o curso.

Como é?
A metodologia do PBL enfatiza o aprendizado auto-dirigido, centrado no estudante. Grupos de até 12 estudantes se reúnem com um docente (tutor ou facilitador) duas ou três vezes por semana. O professor não "ensina" da maneira tradicional, mas facilita a discussão dos alunos, conduzindo-a quando necessário e indicando os recursos didáticos úteis para cada situação.