Sua colaboração vai nos ajudar a fazer o mundo melhor através do desenvolvimento social, cultural e educacional.

Arraste para escolher o valor

Clique e digite outro valor

R$

Romi-Isetta - o primeiro carro de passeio fabricado no Brasil



Os atores John Herbert e Eva Wilma

O Romi-Isetta teria uma vida social intensa. Por suas características únicas, despertou o interesse de uma classe particularmente sensível ao novo e à moda: os artistas. O Brasil vivia o apogeu do cinema nacional, a idade de ouro da televisão, e o rádio vivia uma grande fase. Os artistas desses meios detinham grande popularidade, e eram importantes formadores de opinião. E muitos deles se tornaram proprietários de Romi-Isetta. Anselmo Duarte, conhecido ator da companhia cinematográfica Vera Cruz, estreou na direção com o filme "Absolutamente Certo", de 1957, um grande sucesso de público. Anselmo foi um dos artistas que se renderam ao Romi-Isetta, a ponto de ter escalado o carro como um dos protagonistas do filme: Odete Lara, que contracenava com Duarte, participava em várias das cenas a bordo de um Romi-Isetta. Para lançar o filme no Rio de Janeiro, foi organizada uma caravana com quarenta Romi-Isettas, tendo à frente Anselmo Duarte, Dercy Gonçalves, Odete Lara, Aurélio Teixeira, Liris Castelani (bailarina e símbolo sexual do momento), Camilo Sampaio. Saindo de São Paulo no dia 11, os carros foram para o Rio, desfilaram por lá e se perfilaram diante do Copacabana Palace. Regressaram no dia 14. Na capital paulista, a caravana foi recebida pelo prefeito Negrão de Lima e pelo general Porfírio da Paz, vice-governador de São Paulo. O entusiasmo era grande, e Anselmo Duarte anunciou a fundação do Clube dos Proprietários de Romi-Isetta, destinado a reunir-se em atividades sociais e esportivas, organizar excursões, gincanas e corridas.

A partir de "Absolutamente Certo", os profissionais de comunicação descobriram que qualquer evento que tivesse o Romi-Isetta no meio era êxito garantido. Mazzaropi, que dominava o maior público do cinema no país, colocou também o Romi-Isetta num filme, pilotado pelo cantor Agnaldo Rayol. A Associação dos Técnicos e Artistas de Cinema do Estado de São Paulo (Atacesp) e o Clube dos Proprietários de Romi-Isetta organizaram uma gincana, reunindo três elementos fundamentais para garantir promoção: artistas de nome, o Romi-Isetta e o Guarujá, balneário do litoral paulista. O presidente da Atacesp, o ator Alberto Ruschel, da Vera Cruz, obteve o apoio da prefeitura da cidade. A prova era para artistas, mas dela podiam participar todos os proprietários do Romi-Isetta. Entre os participantes, destacavam-se Eva Wilma e John Herbert, casal que tinha o maior ibope da TV brasileira; Odete Lara; Dorinha Duval, estrela da televisão, apresentadora, comediante; Vera Nunes; Renato Consorte; Aurélio Teixeira; Liana Duval; Araçary de Oliveira, mulher do cineasta Lima Barreto; Maurício Nabuco; Xandó Batista; Mara Mesquita; Milton Morais; Irene Kramer; Lola Brah; Elizabeth Henreid; Milton Ribeiro, o capitão Galdino de O cangaceiro; Jussara Meneses, garota-propaganda; e Carlos Alberto de Souza Barros, diretor de cinema.

Em São Paulo, no estádio do Pacaembu, foi organizado um grande evento pela Associação Brasileira das Emissoras de Rádio (Aber), cujo diretor operacional era Enéas Machado. Depois de um show que reuniu artistas, acrobatas, domadores, palhaços e comediantes, entrou o Clube dos Proprietários de Romi-Isetta com bolas gigantescas no teto dos carros. Desfilaram pela pista de atletismo e praticaram um futebol automobilístico. Pelé, grande sensação da Copa do Mundo de 1958, visitou Bauru, onde se revelara para o futebol. Quando desembarcou, ele encontrou 60 mil pessoas, praticamente toda a população local. No momento culminante, Pelé recebeu um Romi-Isetta. O fato ocupou as primeiras páginas da imprensa brasileira e circulou pelo mundo. Na TV, o sitcom nacional "Alô, doçura", interpretado pela atriz Eva Wilma ao lado do marido, John Herbert, atingia o auge da popularidade. Wilma dirigia o carro dentro e fora das telas, além de ser garota-propaganda do modelo.

Receba nossas novidades

19 3499.1558

Av. João Ometo, 118, Jd. Panambi - Santa Bárbara d'Oeste, SP

Que tal uma visita?

© Fundação Romi - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por