Publicado em 04/11/2019

Orquestra formada pelos participantes do Projeto Ninho Musical, edição 2019, inicia apresentações de final de ano

A Orquestra Filarmônica Ninho Musical inicia apresentações de 2019 no próximo sábado, dia 09 de novembro, às 17 horas, no Tivoli Shopping. A exibição faz parte do evento “Querido Tivoli”, dia que será inaugurada a decoração natalina do estabelecimento, com chegada do Papai Noel, às 19h30. A entrada é gratuita.

A Orquestra Filarmônica Ninho Musical é resultado do projeto Ninho Musical, uma iniciativa da Fundação Romi, que em 2019 é apresentado pelo Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Indústrias Romi e apoio cultural da PrefeituraMunicipal de Santa Bárbara d'Oeste, através da Secretaria de Cultura e Turismo.

O Projeto Ninho Musical acontece desde 2010 na Estação Cultural da Fundação Romi. Durante este período já oportunizou a formação musical de orquestra a milhares de pessoas, com idade a partir de 12 anos. Sob a coordenação pedagógica do Maestro Paulo Bellan, os participantes têm acesso desde teoria musical até práticas de instrumentos, com o ápice na formação da Orquestra Filarmônica Ninho Musical, e suas apresentações. “No último ano fizemos seis apresentações para mais de duas mil pessoas nas cidades da região. Este ano, queremos realizar contagiantes exibições com a atual turma e já temos quatro agendadas: no Tivoli Shopping (09/11, às 17 horas), na Praça Central (dia 10/12, às 20h30), Estação Cultural da Fundação Romi (14/12, às 18 horas) e Igreja Matriz de Santa Bárbara (dia 15/12, às 10 horas) ”, conta o Maestro Paulo Bellan.

Para o superintendente da Fundação Romi, Vainer Penatti, o resultado do projeto Ninho Musical, a Orquestra Filarmônica Ninho Musical, contribui no desenvolvimento social e humano não só dos participantes, mas da população de Santa Bárbara d'Oeste e região. “Na numeração das artes, a música é a primeira. É uma ferramenta importante para a construção da sociedade. Os participantes do projeto Ninho Musical além de aprenderam técnica para tocar um instrumento de orquestra, também crescem e ampliam a visão cultural. Já o público externo, que prestigiará as apresentações, terá uma vivência para enriquecer culturalmente”, diz o superintendente.

As apresentações da Orquestra Filarmônica Ninho Musical acontecerão no Tivoli Shopping (09/11, às 17 horas), na Praça Central (dia 10/12, às 20h30), Estação Cultural da Fundação Romi (14/12, às 18 horas) e Igreja Matriz de Santa Bárbara (dia 15/12, às 10 horas). As oficinas do Projeto Ninho Musical acontecem às terças-feiras, das 19h às 22h e, aos sábados, das 7h30min às 10h30min. Mais informações acerca da programação da Estação, oficinas e inscrições podem ser obtidas através do site www.fundacaoromi.org.br/EstacaoCultural ou pelos telefones (19) 3455-4830 e 3455-4833. A Estação Cultural da Fundação Romi fica à Av. Tiradentes, 02, Centro, Santa Bárbara d'Oeste.

Av. Tiradentes, 2 - Centro - Santa Bárbara d'Oeste - SP