agenda completa
Oficinas Culturais

Se estiver procurando uma data específica, use a barra abaixo para encontra-lá! Basta clicar sobre ela.

a 30/12

Projeto Ninho Musical

O Instituto CCR e a Estação Cultural da Fundação Romi estão juntos na edição 2017 do projeto Ninho Musical que, desta vez, conta com o patrocínio da CCR AutoBAn por meio da Lei Rouanet do Ministério da Cultura.

O Ninho Musical é uma oficina cultural de formação musical destinado àqueles, maiores de 12 anos, que queiram ser músicos ou instrumentistas, iniciantes ou que já tivessem vivência na área. Realizado desde 2010 e tendo beneficiado aproximadamente 600 pessoas, o projeto, que já recebeu o apoio da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e Ministério da Cultura como Ponto de Cultura, conta também com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Santa Bárbara d’Oeste.

A oficina cultural Ninho Musical abrange aulas práticas de instrumentos musicais, teoria musical, leitura e interpretação de partituras, compreensão de regência, além de cuidados com o instrumento e afinação.

Sob a coordenação do Maestro Paulo Bellan, a oficina emprega como metodologia de ensino-aprendizagem a aplicação de desafios, cuja finalidade é instigar a curiosidade no aprendiz, levando-o a encontrar as respostas a partir de seus próprios conhecimentos e de sua interação com os demais colegas. O lema do processo é “o aluno que sabe mais auxilia o que sabe menos”.

Por fim, o ápice da formação dos aprendizes é a constituição da Orquestra Filarmônica Ninho Musical. Para os interessados em participar, as oficinas culturais do Ninho Musical acontecem na Estação Cultural da Fundação Romi, às terças-feiras, das 19h às 22h e, aos sábados, das 7h30 às 10h30. A oficina é gratuita.

Terça das 19 às 22 horas
Sábado das 07h30 às 10h30

a 09/09

Oficina Arte e História II “Muralismo no Brasil”

A oficina “Muralismo no Brasil”, coordenada pelos artistas plásticos Rosana Bazzo e Jerci Maccari, é a nova oficina de artes da Estação Cultural de Santa Bárbara d’Oeste. O projeto oferece aos participantes noções básicas sobre a história da arte muralista no Brasil e oportuniza aos alunos a criação e o desenvolvimento de uma pintura mural em uma das paredes deste espaço plural e multicultural da Fundação Romi.

Coordenada e realizada pelos próprios artistas, a oficina recebe a assessoria cultural da Direção Cultura, apoio cultural da Fundação Romi e o patrocínio da Indústrias Romi por meio do Programa de Ação Cultural "“ ProAC ICMS "“ da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo.

As atividades são gratuitas e as oficinas ocorrem entre 05 de agosto e 09 de setembro, aos sábados, das 13h30 às 17h30. Serão disponibilizadas 20 vagas. Público acima de 12 anos, mas não requer qualquer experiência anterior com artes visuais. Os interessados devem realizar suas inscrições, presencialmente, na Estação Cultural, de terça à sexta-feira, das 9h às 18h, aos sábados, das 8h às 17h e, aos domingos, das 8h ao meio dia.

Sábados das 13h30 às 17h30

TODA
QUA e SEX

Oficina de Judô Socioeducativo

Voltada para crianças e adolescentes, a Oficina de Judô Socioeducativo tem como objetivo o fortalecimento de convivência e de vínculos.

Turma A das 09h às 10h20
Turma B das 13h10 às 14h10
Turma C das 14h10 às 15h10

Oficina de Capoeira

A oficina de Capoeira é ministrada pelo contramestre Motta Junior e tem como essência a valorização desse misto de arte e esporte.

das 10h30 às 12h30

Oficina de Hip Hop

O Grupo de Hip Hop, Six Stepcrew, promete muito ginga com uma pegada mais urbana.

das 13h às 15h

Oficina de K-Pop

Com um onda cosmopolita, a oficina de K-POP é coordenada pelo Grupo ICON-E.

das 15h às 17h

Av. Tiradentes, 2 - Centro - Santa Bárbara d'Oeste - SP