agenda completa
Oficinas Culturais

Se estiver procurando uma data específica, use a barra abaixo para encontra-lá! Basta clicar sobre ela.

a 31/12

Projeto Ninho Musical

O Instituto CCR e a Estação Cultural da Fundação Romi estão juntos na edição 2017 do projeto Ninho Musical que, desta vez, conta com o patrocínio da CCR AutoBAn por meio da Lei Rouanet do Ministério da Cultura.

O Ninho Musical é uma oficina cultural de formação musical destinado àqueles, maiores de 12 anos, que queiram ser músicos ou instrumentistas, iniciantes ou que já tivessem vivência na área. Realizado desde 2010 e tendo beneficiado aproximadamente 600 pessoas, o projeto, que já recebeu o apoio da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e Ministério da Cultura como Ponto de Cultura, conta também com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Santa Bárbara d'Oeste.

A oficina cultural Ninho Musical abrange aulas práticas de instrumentos musicais, teoria musical, leitura e interpretação de partituras, compreensão de regência, além de cuidados com o instrumento e afinação.

Sob a coordenação do Maestro Paulo Bellan, a oficina emprega como metodologia de ensino-aprendizagem a aplicação de desafios, cuja finalidade é instigar a curiosidade no aprendiz, levando-o a encontrar as respostas a partir de seus próprios conhecimentos e de sua interação com os demais colegas. O lema do processo é “o aluno que sabe mais auxilia o que sabe menos”.

Por fim, o ápice da formação dos aprendizes é a constituição da Orquestra Filarmônica Ninho Musical. Para os interessados em participar, as oficinas culturais do Ninho Musical acontecem na Estação Cultural da Fundação Romi, às terças-feiras, das 19h às 22h e, aos sábados, das 7h30 às 10h30. A oficina é gratuita.

Terça das 19 às 22 horas
Sábado das 07h30 às 10h30

a 08/12

Capoeira Socioeducativa

Contribuir para a redução da vulnerabilidade social e evasão escolar através da prática da Capoeira, tendo por finalidade a disseminação de princípios e valores como respeito, tolerância, equidade e cidadania, por meio da valorização dessa cultura que congrega arte e esporte. Com esse objetivo a Estação Cultural, mantida pela Fundação Romi, realiza em 2018, mais uma vez, a oficina Capoeira Socioeducativa, ministrada pelo contramestre Motta, da Associação de Capoeira Motta & Cultura Afro. A proposta traz à tona a cultura popular, de matriz africana, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade com seu ritmo, canto, dança, música e esporte.

Voltado prioritariamente às crianças e adolescentes, a Oficina de Capoeira Socioeducativa é tanto para iniciantes quanto para aqueles que já tenham vivência. Nos encontros, com duas horas de duração, os alunos têm acesso aos fundamentos da arte, sua história e seus instrumentos, conscientiza-se acerca de suas responsabilidades, empenho e disciplina e, consequentemente, saúde e bem-estar. Inserido em um grupo diverso, heterogêneo, em prol de um objetivo único e harmônico, o aluno sente-se parte do todo. É esta atmosfera salutar que vem a contribuir para a redução da vulnerabilidade social e evasão escolar.

Sábados das 11 às 13 horas

a 31/07

INSCRIÇÕES OFICINA DE FELTRO

A Estação Cultural abre inscrições para mais uma oficina de artesanato. Desta vez o foco será Oficina de Feltro, que tem 20 vagas oferecidas para interessados que tenham a partir de 15 anos, e será ministrada pela arte educadora Renata de Paula, de forma gratuita. Os encontros serão as quartas-feiras, das 14 às 17 horas, a partir de 01 de agosto.

De terça a sexta, das 09 às 18 horas
Sábado, das 08 às 17 horas
Domingo, das 08 às 12 horas

TODA
QUA e SEX

Oficina de Judô Socioeducativo

Voltada para crianças e adolescentes, a Oficina de Judô Socioeducativo tem como objetivo o fortalecimento de convivência e de vínculos.

Turma A das 09h às 10h20
Turma B das 13h10 às 14h10
Turma C das 14h10 às 15h10

TODA
QUA e SEX

Judô Socioeducativo

Desde 2012 a Fundação Romi realiza o projeto Judô Socioeducativo, na Estação Cultural, em parceria com a Associação Paulo Alvim de Judô de Atibaia (APAJA). Desde 2015 conta com a apoio, através de convênio, do Fundo Municipal de Assistência Social de Santa Bárbara d’Oeste do Conselho Municipal de Assistência Social da Secretaria Municipal de Promoção Social de Santa Bárbara d’Oeste, que viabiliza o projeto. Em 2018 as atividades retornaram no dia 24 de janeiro.

Destinado às crianças e adolescentes de 05 a 17 anos de idade, o projeto tem aplicação no contra fluxo escolar, a fim de diminuir o tempo de exposição dos beneficiários às ruas e seus possíveis riscos e vulnerabilidade. Somando isso aos benefícios que o esporte oferece, a criança e o adolescente terão seus vínculos comunitários fortalecidos. O esporte é hoje uma profissão promissora e com reais perspectivas de crescimento no Brasil e no exterior. Portanto, além de levar as crianças a mais uma oportunidade para se inserir na nossa sociedade, o programa também desperta o interesse pela prática desportiva, hábito que quando adquirido nesta faixa etária acompanha o individuo por toda a vida.

Quartas e sextas
Das 09 às 10h20
13h10 às 14h10
14h10 às 15h10

TODO
SAB

Oficina de Capoeira

A oficina de Capoeira é ministrada pelo contramestre Motta Junior e tem como essência a valorização desse misto de arte e esporte.

das 10h30 às 12h30

Av. Tiradentes, 2 - Centro - Santa Bárbara d'Oeste - SP