agenda completa
Oficinas Culturais

Se estiver procurando uma data específica, use a barra abaixo para encontra-lá! Basta clicar sobre ela.

a 31/12

Projeto Ninho Musical

O Instituto CCR e a Estação Cultural da Fundação Romi estão juntos na edição 2017 do projeto Ninho Musical que, desta vez, conta com o patrocínio da CCR AutoBAn por meio da Lei Rouanet do Ministério da Cultura.

O Ninho Musical é uma oficina cultural de formação musical destinado àqueles, maiores de 12 anos, que queiram ser músicos ou instrumentistas, iniciantes ou que já tivessem vivência na área. Realizado desde 2010 e tendo beneficiado aproximadamente 600 pessoas, o projeto, que já recebeu o apoio da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e Ministério da Cultura como Ponto de Cultura, conta também com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Santa Bárbara d'Oeste.

A oficina cultural Ninho Musical abrange aulas práticas de instrumentos musicais, teoria musical, leitura e interpretação de partituras, compreensão de regência, além de cuidados com o instrumento e afinação.

Sob a coordenação do Maestro Paulo Bellan, a oficina emprega como metodologia de ensino-aprendizagem a aplicação de desafios, cuja finalidade é instigar a curiosidade no aprendiz, levando-o a encontrar as respostas a partir de seus próprios conhecimentos e de sua interação com os demais colegas. O lema do processo é “o aluno que sabe mais auxilia o que sabe menos”.

Por fim, o ápice da formação dos aprendizes é a constituição da Orquestra Filarmônica Ninho Musical. Para os interessados em participar, as oficinas culturais do Ninho Musical acontecem na Estação Cultural da Fundação Romi, às terças-feiras, das 19h às 22h e, aos sábados, das 7h30 às 10h30. A oficina é gratuita.

Terça das 19 às 22 horas
Sábado das 07h30 às 10h30

a 08/12

Capoeira Socioeducativa

Contribuir para a redução da vulnerabilidade social e evasão escolar através da prática da Capoeira, tendo por finalidade a disseminação de princípios e valores como respeito, tolerância, equidade e cidadania, por meio da valorização dessa cultura que congrega arte e esporte. Com esse objetivo a Estação Cultural, mantida pela Fundação Romi, realiza em 2018, mais uma vez, a oficina Capoeira Socioeducativa, ministrada pelo contramestre Motta, da Associação de Capoeira Motta & Cultura Afro. A proposta traz à tona a cultura popular, de matriz africana, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade com seu ritmo, canto, dança, música e esporte.

Voltado prioritariamente às crianças e adolescentes, a Oficina de Capoeira Socioeducativa é tanto para iniciantes quanto para aqueles que já tenham vivência. Nos encontros, com duas horas de duração, os alunos têm acesso aos fundamentos da arte, sua história e seus instrumentos, conscientiza-se acerca de suas responsabilidades, empenho e disciplina e, consequentemente, saúde e bem-estar. Inserido em um grupo diverso, heterogêneo, em prol de um objetivo único e harmônico, o aluno sente-se parte do todo. É esta atmosfera salutar que vem a contribuir para a redução da vulnerabilidade social e evasão escolar.

Sábados das 11 às 13 horas

a 03/07

Inscrições Oficina de Patchwork

Com foco na geração de renda e fomento à economia criativa, a Estação Cultural, espaço revitalizado da antiga estação ferroviária de Santa Bárbara d’Oeste e mantido pela Fundação Romi, abre inscrições para os interessados em participarem da Oficina de Patchwork. Selecionada através do EDITAL EC0002/2018 – CHAMADA PÚBLICA PARA OFICINEIROS E EDUCADORES CULTURAIS, a iniciativa, de proponência da artesã Andréa Ferreira da Silva, é oferecida de forma gratuita. As inscrições começam dia 21 de março, quarta-feira, e devem ser feitas presencialmente na administração da Estação Cultural.

Posicionando-se em prol deste movimento, a Estação Cultural da Fundação Romi convida os interessados a inscreverem-se na Oficina de Patchwork. O "trabalho com retalho" é uma técnica que une recortes de tecidos para compor uma infinidade de peças, objetos e formatos para os mais variados usos. Com início previsto para o dia 10 de abril, serão 12 encontros, sempre às terças-feiras, das 13h30min às 16h30min.

De terça a sexta das 09 às 18 horas
Sábado das 08 às 17 horas
Domingo das 08 às 12 horas

a 19/06

Inscrições Oficina de Fotografia

A artista plástica e fotógrafa Rosy de Jesus Vaz realiza mais uma Oficina de Fotografia na Estação Cultural

ISO, flashes, lentes e edição de imagem. Esses são os componentes da próxima Oficina de Fotografia que a Estação Cultural, espaço revitalizado e mantido pela Fundação Romi, oferecerá, de forma gratuita, para a população. De proponência da artista plástica e educadora Rosy Jesus Vaz, serão dez encontros que acontecerão as terças das 19h às 21h. Com início em 10 de abril, a proposta foi uma das contempladas no Concurso de Projetos Culturais nº 02/2016 da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Santa Bárbara d’Oeste, cuja verba provém do Fundo Municipal de Política Cultural.

Para participar da oficina, que oferece 15 vagas, é necessário ter câmera DSLR e notebook (que suporte a instalação ou execução de programa de edição de imagem). A inscrição deve ser realizada diretamente na Estação Cultural. O atendimento na Estação Cultural é de terça a sexta-feira, das 09h às 18h, aos sábados das 08h às 17h e, aos domingos, das 08h ao meio dia. Mais informações também podem ser obtidas pelos telefones (19) 3455-4830 ou 3455-4833. A Estação Cultural da Fundação Romi fica à Av. Tiradentes, 02, Centro, Santa Bárbara d'Oeste.

De terça a sexta, das 09 às 18 horas
sábado, das 08 às 17 horas
Domingo, das 08 às 12 horas

TODA
QUA e SEX

Oficina de Judô Socioeducativo

Voltada para crianças e adolescentes, a Oficina de Judô Socioeducativo tem como objetivo o fortalecimento de convivência e de vínculos.

Turma A das 09h às 10h20
Turma B das 13h10 às 14h10
Turma C das 14h10 às 15h10

TODA
QUA e SEX

Judô Socioeducativo

Desde 2012 a Fundação Romi realiza o projeto Judô Socioeducativo, na Estação Cultural, em parceria com a Associação Paulo Alvim de Judô de Atibaia (APAJA). Desde 2015 conta com a apoio, através de convênio, do Fundo Municipal de Assistência Social de Santa Bárbara d’Oeste do Conselho Municipal de Assistência Social da Secretaria Municipal de Promoção Social de Santa Bárbara d’Oeste, que viabiliza o projeto. Em 2018 as atividades retornaram no dia 24 de janeiro.

Destinado às crianças e adolescentes de 05 a 17 anos de idade, o projeto tem aplicação no contra fluxo escolar, a fim de diminuir o tempo de exposição dos beneficiários às ruas e seus possíveis riscos e vulnerabilidade. Somando isso aos benefícios que o esporte oferece, a criança e o adolescente terão seus vínculos comunitários fortalecidos. O esporte é hoje uma profissão promissora e com reais perspectivas de crescimento no Brasil e no exterior. Portanto, além de levar as crianças a mais uma oportunidade para se inserir na nossa sociedade, o programa também desperta o interesse pela prática desportiva, hábito que quando adquirido nesta faixa etária acompanha o individuo por toda a vida.

Quartas e sextas
Das 09 às 10h20
13h10 às 14h10
14h10 às 15h10

TODO
SAB

Oficina de Capoeira

A oficina de Capoeira é ministrada pelo contramestre Motta Junior e tem como essência a valorização desse misto de arte e esporte.

das 10h30 às 12h30

Av. Tiradentes, 2 - Centro - Santa Bárbara d'Oeste - SP