O foco principal do Núcleo de Educação Integrada é promover a aprendizagem de todos os alunos e lhes assegurar uma trajetória de sucesso com equidade. Nessa perspectiva, torna-se fundamental a adoção de uma concepção teórica que respalde um modelo de avaliação escolar que atenda às necessidades desses princípios. Os processos de ensino e de aprendizagem, respaldados numa visão construtiva do conhecimento, requerem instrumentos avaliativos que favoreçam o processo, as questões formativas e conceituais presentes no trabalho educativo cotidiano.

Historicamente os processos de avaliação da aprendizagem dos alunos são centrados no desempenho cognitivo, desvinculados das questões sócio afetivas e formativas essenciais para a vida futura desses jovens. Desvinculados do projeto político-pedagógico, as avaliações muitas vezes ocupam a função de medir e mensurar o conhecimento, estabelecendo, especialmente, o ato de aprovar ou reprovar os alunos.

O projeto político-pedagógico do NEI prevê uma educação integral e abrangente e não prioriza, apenas, o conteúdo acadêmico. A formação integral do aluno exige, além do domínio dos conceitos curriculares, a necessidade de se estabelecer, prioritariamente, a relação da aprendizagem com o contexto social cotidiano, dando sentindo, desta forma, aos conhecimentos escolares. O domínio das competências socioemocionais tão valorizadas, atualmente, pelo mundo dos negócios são consideradas essências como elemento facilitador da aprendizagem e das relações interpessoais, permitindo que nossos jovens, futuros profissionais, tenham flexibilidade e competência para atuarem com sucesso suas escolhas.

Av. João Ometo, 118, Jd. Panambi - Santa Bárbara d'Oeste, SP