Sua colaboração vai nos ajudar a fazer o mundo melhor através do desenvolvimento social, cultural e educacional.

Arraste para escolher o valor

Clique e digite outro valor

R$

Santa Bárbara d'Oeste terá “Semana Municipal do Artesão” a partir de 2020



Estação Artesanal: feira de arte, cultura e gastronomia acontece desde 2015 na Estação Cultural da Fundação Romi

O prefeito de Santa Bárbara d'Oeste, Denis Andia, sancionou, no último dia 09 de outubro, a Lei Municipal nº 4.112, de autoria do vereador Celso Ávila, que institui a “Semana Municipal do Artesão” e o “Dia do Artesão”. O ato ocorreu no Gabinete do prefeito e contou com a presença do autor da lei, além de artesãos do município. A Semana Municipal do Artesão será realizada anualmente, na semana que compreender o dia 19 de março, Dia Municipal do Artesão.

Para a Fundação Romi, mantenedora da Estação Cultural, espaço que fomenta a economia criativa e geração de renda com a realização mensal da “Estação Artesanal”, além de ofertar, de forma gratuita, oficinas culturais à população de Santa Bárbara d'Oeste e região e oportunizar aos artesãos e artistas manuais a proponência e execução dessas, a notícia soma ao trabalho desenvolvido pela instituição. “ São 62 anos trabalhando para o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura. Nos últimos anos temos contribuído para o fomento e expansão da expressão cultural de artesãos e trabalhadores manuais”, explica o superintendente da Fundação Romi Vainer Penatti.

Com as comemorações da “Semana Municipal do Artesão” e “Dia do Artesão”, o superintendente acredita que seja mais uma oportunidade a ser explorada pelos criativos manuais. “ No decorrer do ano os artesãos participam de feiras e eventos que nós, Estação Cultural da Fundação Romi, realizamos e também as atividades que são produzidas e executadas pela Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d'Oeste. A implantação no calendário municipal dessa comemoração traz aos trabalhadores manuais não somente a festividade, mas o reconhecimento de tudo que produzem. Acredito que tanto a 'Semana Municipal do Artesão' quanto o 'Dia do Artesão' contribuirão para o fortalecimento e valorização desse trabalho”, fala Penatti.

Além do espaço para exposição dos produtos elaborados, das oficinas culturais que são realizadas durante todo o ano e oportunidade para os artesãos serem oficineiros culturais, a Estação
Cultural da Fundação Romi também contribui para o desenvolvimento e profissionalização dos artesãos. “ Realizamos, este ano, ações voltadas para aprimorar o trabalho desenvolvido pelos artesãos. Recebemos duas palestras do master coach Wagner Baroni que abordou temas como falar em público e oratória para uma vida e carreira de sucesso. Em parceria com o SEBRAE, escritório Regional de Piracicaba, recebemos a palestra 'Venda mais e melhor', que trouxe um conteúdo que passa por todas as áreas do empreendedorismo”, conta o superintendente. “ Através dessas ações fortalecemos e expandimos ações da economia criativa e profissionalizamos o pequeno produtor”, conclui.

Receba nossas novidades

19 3499.1558

Av. João Ometo, 200, Jd. Panambi - Santa Bárbara d'Oeste, SP

Que tal uma visita?

© Fundação Romi - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por