Publicado em 28/01/2019

CEDOC da Fundação Romi abre, nesta terça-feira, 29 de janeiro de 2019, as inscrições para seu Programa de Estágio 2019-2020.

O Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi abre, nesta terça-feira, 29 de janeiro de 2019, as inscrições para seu Programa de Estágio 2019-2020. Os interessados devem ler o edital CEDOC0001/2019 – PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS EM CIÊNCIAS HUMANAS, disponível no portal da Fundação Romi através do link http://fundacaoromi.org.br/editais e atenderem, integralmente, aos requisitos estabelecidos. A submissão do currículo acontece até o dia 08 de fevereiro, às 23h59min, por meio da opção JUNTE-SE AO TIME no menu CONTATO também disponível no portal Fundação Romi através do link http://fundacaoromi.org.br/fundacao/contato.

Segundo a Coordenadora do CEDOC da Fundação Romi, Sandra E. de Souza Barboza, o estagiário no CEDOC, sob a tutela dos profissionais da equipe, participará do processamento técnico dos documentos pertencentes ao acervo da instituição e participará das atividade de difusão do acervo através de ações educativas. "No processamento técnico terá contato com ações de conservação preventiva e realizará a higienização dos documentos. Esse é um dos procedimentos mais significativos que há no processo de conservação e destina-se à retirada de todas as sujidades extrínsecas aderidas aos documentos. Depois de higienizados os documentos serão acondicionados em embalagens de qualidade arquivística, adequados à sua conservação".

O edital CEDOC0001/2019 – PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS EM CIÊNCIAS HUMANAS estabelece que, preferencialmente, sejam alunos dos cursos de graduação em História, Geografia ou Biblioteconomia. Isso se dá, segundo a Coordenação do CEDOC, pela afinidade dos referidos cursos com a área de pesquisa. “Aqui no CEDOC o estagiário tem uma oportunidade muito distinta da de uma sala de aula, por exemplo. Ela irá trabalhar direto com a fonte histórica, com o acervo documental que fundamenta os estudos dos pesquisadores e professores. É uma experiência muito rica e pouco explorada na academia”, conclui Sandra.