Publicado em 14/02/2020

Desde 2014 no calendário de atividades da Estação Cultural, projeto Capoeira Socioeducativa segue com inscrições abertas

O projeto Capoeira Socioeducativa, que acontece desde 2014 na Estação Cultural da Fundação Romi, segue com inscrições abertas. Aberto para todas as idades, a proposta acontece aos sábados, das 11 às 13 horas. Os interessados em participar do projeto devem comparecer pessoalmente à administração do espaço plural e multicultural para realizar inscrição. A atividade é gratuita.

Com aulas ministradas pelo contramestre Motta, da Associação de Capoeira Motta & Cultura Afro, o projeto Capoeira Socioeducativa traz à tona a cultura popular – reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade – com seu ritmo, canto, dança e música. Nas oficinas, além de aprender a jogar, o aluno terá acesso aos fundamentos da arte, sua história e seus instrumentos. Também desenvolve a socialização, a concentração, a atenção, a confiança e o respeito pelo outro, envolvendo a família e a sociedade de maneira geral, mostrando a contribuição da capoeira na formação de quem a pratica, e propagando a cultura da paz e da não violência.

A Capoeira Socioeducativa é tanto para iniciantes quanto para aqueles que já tenham vivência. Inseridos em um grupo diverso, heterogêneo, em prol de um objetivo único e harmônico, os alunos sentem-se parte do todo. A atividade socioeducativa tem uma sintonia entre as oficinas e a aquisição de componentes morais e éticos, indispensáveis para o desenvolvimento harmonioso de caráter cidadão. “ Durante os encontros o aluno tem acesso aos fundamentos da arte, sua história e seus instrumentos, conscientizam-se acerca de suas responsabilidades, empenho e disciplina e, consequentemente, saúde e bem-estar”, ”afirma o contramestre Motta.

Através do projeto, trabalha-se o fortalecimento dos vínculos familiares por meio das ações socioculturais. Como o encontro é para todas as idades, muitas crianças e adolescentes fazem aulas e praticam a capoeira com seus pais e responsáveis. Os participantes do projeto Capoeira Socioeducativa aprendem não apenas o gingado, a luta e o jogo, mas também, a tocar os instrumentos típicos e ecoar cantigas de história oral, além de componentes morais e éticos primordiais ao fortalecimento de vínculos familiares e a convivência social.

Serviço – O projeto Capoeira Socioeducativa acontece aos sábados, das 11h às 13h. As inscrições para novos ingressos devem ser realizadas presencialmente na Administração da Estação Cultural, a partir de 14 de janeiro de 2020. O atendimento é de terça a sexta das 09h às 18h, aos sábado das 08h às 17h e, aos domingos, das 08h ao meio dia. A Estação Cultural está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d’Oeste, SP. Mais informações podem ser acessadas no site, através do link, www.estacaocultural.org.br ou pelos telefones (19) 3455-4833 ou 3455-4830.