Publicado em 30/01/2020

Alunos do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi iniciam 2020

Retorno dos alunos no NEI

Desde a última segunda-feira, dia 27 de janeiro, os alunos do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi vêm retomando suas rotinas escolares. Aos poucos, cada turma de veteranos e novos estudantes veio chegando e ocupando seus espaços. Mais de 700 alunos transitam pelos corredores, salas, ginásio, quiosques e área verde. “Sejam bem-vindos”, enfatiza a Diretora do NEI, Ericka Vitta.

O planejamento e a preparação para a acolhida dos alunos, veteranos e novos, foram feitos com toda dedicação pelos educadores, orientadoras, coordenadoras e direção. Como no NEI o aluno é protagonista ativo, para os novos ingressos, do Ensino Fundamental II e Médio, as boas vindas foi elaborada com a contribuição dos estudantes veteranos. Eles realizaram ações integrativas para que os novos colegas se conheçam e se reconheçam como integrantes do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi.

O tema gerador de 2020 será “ Diferenças e contextos: o respeito à dignidade humana”, que trabalhará, através de desafios, projetos e centro de interesse, diferentes contextos sociais, políticos, culturais, tecnológicos, geográficos, físicos, entre outros, que serão usados como referenciais. Outra novidade de 2020 serão as disciplinas Eletivas, no Ensino Médio, que estarão divididas entre os eixos “Investigação cientifica”, “Processos criativos”, “Mediação e intervenção sociocultural” e “ Empreenderíamos“. “O Núcleo de Educação Integrada reitera o protagonismo juvenil como uma ação transformadora e necessária ao futuro dos nossos alunos”, afirma Ericka. Também, será explorada as Olimpíadas, já que este ano acontece o maior evento esportivo do mundo em Tóquio.
Outra mudança deste ano foram as transformações no ambiente escolar. Como no NEI acredita-se que o ambiente físico está ligado ao processo de estímulo e desenvolvimento da criança, e que o espaço tem que ser educativo, foram realizadas modificações nas salas ambientes que se tornam o terceiro educador no processo. “Nossas crianças, adolescentes e jovens estão em formação plena e, a escola, precisa estar atenta a essas necessidades”, explica Ericka Vitta.

Mas, todo trabalho que o Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi realiza desde 1993, só é possível, e notório com os resultados alcançados, graças à ponte entre escola e família. “É sempre importante reforçar e lembrar o valor inestimável que a família ocupa no processo educativo escolar. Família e escola são núcleos transformadores fundamentais no desenvolvimento das crianças e jovens. Juntos não mediremos esforços para cumprirmos nossa missão educativa. Juntos somos mais”, enfatiza a diretora do NEI.

Pioneiro regional em metodologias ativas na educação, cuja proposta é formar alunos com múltiplas experiências, capazes de empreender e transitar com segurança por competências técnicas e emocionais, tanto os jovens do Ensino Médio do NEI quanto os pequenos da Educação Infantil, nas devidas proporções, vivenciarão um ensino fundamentado na Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), em Equipes (TBL), em Projetos e em Centros de Interesse, conectando conteúdos teóricos às experiências vivenciais. Ao todo, o complexo do Núcleo de Educação Integrada envolve seis prédios que somam 6mil m2 alocados em 50mil m2 de área verde, envolvendo mais de 30 salas ambiente, laboratórios e ateliês, espaços de convivência, além do ginásio multicultural e poliesportivo.