Publicado em 30/01/2020

Visando programação de 2020, Estação Cultural segue com inscrições abertas em três editais

Desde o retorno das atividades em janeiro, a Estação Cultural da Fundação Romi tornou pública a abertura de três editais para recebimento de propostas que farão parte da programação, durante 2020, do espaço plural e multicultural. O primeiro edital é para atividades ligadas ao PATRIMÔNIO HISTÓRICO. O segundo é para os artesãos interessados em participar da ESTAÇÃO ARTESANAL. O terceiro é para realização de OFICINAS CULTURAIS com foco na Economia Criativa e Geração de Renda durante 2020. Asinscrições podem se encerram em 09 e 16 de fevereiro, conforme cada edital.

O EDITAL EC 0001/2020 CHAMADA PÚBLICA PARA OFICINEIROS E EDUCADORES CULTURAIS PARA A ÁREA DE PATRIMONIO HISTÓRICO NA ESTAÇÃO CULTURAL EM 2020 está com inscrições abertas no período até 16 de fevereiro de 2020, para interessados em realizar atividades direcionadas à ÁREA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO com o objetivo de preservar e difundir a história da ferrovia e da Estação Ferroviária daCompanhia Paulista de Santa Bárbara d’Oeste. Podem participar do processo oficineiros e educadores culturais de Santa Bárbara d'Oeste e região, maiores de 18 anos, que tenham personalidade jurídica regularmente constituída, podendo ser nas categorias MEI (Microempreendedor Individual), ME (Microempresa) ou outra forma jurídica prevista em lei correspondente a área de atuação da proposta.

Já o EDITAL EC 0002/2020 ESTAÇÃO CULTURAL DA FUNDAÇÃO ROMI CHAMADA PÚBLICA PARA ARTESÃOS EXPOSITORES NA ESTAÇÃO ARTESANAL EM 2020 é para artesãos e trabalhadores manuais de Santa Bárbara d'Oeste e região, interessados em mostrar seus trabalhos e produtos na “Estação Artesanal – feira de Arte, Artesanato, Cultura e Gastronomia”, durante 2020. A proposta é valorizar a cultura do artesanato e trabalhos manuais, estimulando a criatividade e a expressão artística, além de fomentar a economia criativa estimulando a geração de renda. As inscrições podem ser feitas até 09 de fevereiro de 2020.

O terceiro é o EDITAL EC 0003/2020 CHAMADA PÚBLICA PARA OFICINEIROS E EDUCADORES CULTURAIS NA ESTAÇÃO CULTURAL EM 2020. Os oficineiros e educadores culturais interessados em apresentar suas propostas podem enviar sua proposta até o dia 09 de fevereiro. O edital é direcionado aos oficineiros e educadores culturais interessados em desenvolver oficinas livres e de formação nas dependências da Estação Cultural da Fundação Romi. Poderão se inscrever todos os oficineiros e educadores culturais de Santa Bárbara d'Oeste e região, maiores de 18 anos, que tenham personalidade jurídica regularmente constituída, podendo ser nas categorias MEI (Microempreendedor Individual), ME (Microempresa) ou outra forma jurídica prevista em lei correspondente à área de atuação da oficina proposta, com foco na economia criativa e geração de renda.

Para o superintendente da Fundação Romi ,Vainer Penatti, os editais abertos traz à comunidade de Santa Bárbara d'Oeste e região a oportunidade em contribuir para a construção da programação anual da Estação Cultural. “ Os interessados em participar dos editais poderão compor a programação de 2020 de Estação Cultural. Os aprovados contribuirão com construção da identidade cultural de Santa Bárbara d'Oeste e região, com a transmissão de seus conhecimentos, além da geração de renda, ou seja participando da Estação Artesanal ou ofertando uma oficina cultural”, diz o superintendente.

Além dos Editais, a Estação Cultural está aberta a receber propostas de parcerias e/ou de utilização do espaço para os interessados em se apresentarem nas diversas áreas culturais como música, teatro, dança, palestras e eventos culturais diversos. Os interessados deverão acessar o site http://fundacaoromi.org.br/fundacao/formulario-envie-projeto/, ou procurar a Administração da Estação Cultural. Todas as propostas serão recepcionadas e analisadas pelo Comitê Técnico da Estação para sua viabilidade.

As inscrições para os três editais devem ser realizadas no site da Estação Cultural, na página Ficha de Inscrição, através do link http://www.fundacaoromi.org.br/fundacao/formulario-inscricao/, ou diretamente na sede administrativa, até o prazo correspondente de cada edital. O atendimento da Estação Cultural da Fundação Romi é de terça a sexta-feira, das 09h às 18h, aos sábados das 08h às 17h e, aos domingos, das 08h ao meio dia. Mais informações também podem ser obtidas pelos telefones (19) 3455-4830 ou 3455-4833. A Estação Cultural da Fundação Romi fica à Av. Tiradentes, 02, Centro, Santa Bárbara d’Oeste.